Vazamento de Gás Paralisa Operações na Bacia de Campos
Um vazamento de gás na plataforma P-40, localizada na Bacia de Campos (RJ), causou a paralisação preventiva das operações na manhã desta quinta-feira, 18 de dezembro de 2025, conforme informado pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A unidade foi desligada como medida de segurança.
O Campo de Marlin não sofreu impactos. Até o momento, não há informações oficiais sobre a quantidade de gás envolvida no incidente, nem relatos de feridos. Os trabalhadores foram transferidos para áreas seguras enquanto aguardam a dissipação do gás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Equipes da Petrobras estão operando a P-40, devido à paralisação que já dura quatro dias. Segundo o coordenador-geral do sindicato, Sérgio Borges, o vazamento ocorreu em uma linha de exportação de gás. A situação levanta preocupações sobre a operação da plataforma.
A Federação Única dos Petroleiros divulgou o ocorrido, ressaltando que a greve já afeta a operação de plataformas no litoral norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, além de outras unidades da Petrobras. A entidade destaca a importância de se investigar as causas do incidente.
LEIA TAMBÉM!
A Petrobras ainda não confirmou oficialmente a ocorrência do vazamento nem esclareceu as causas do suposto incidente. A plataforma P-40 é uma unidade de produção estratégica, localizada no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, e tem atuado desde 2001.
A unidade é responsável por aproximadamente 77.000 barris de petróleo por dia e 1,6 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia.
