Plano se articula para garantir permanência de Eduardo Bolsonaro

Parlamento de direita garante ‘soluções políticas’ para assegurar que o parlamentar cumpra o período em exercício no exterior.

21/07/2025 19:38

1 min de leitura

Plano se articula para garantir permanência de Eduardo Bolsonaro
(Imagem de reprodução da internet).

A base do PL na Câmara dos Deputados iniciou uma articulação para evitar a cassatura de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que permanece nos Estados Unidos após o término do período de sua licença parlamentar. O movimento foi confirmado nesta segunda-feira, 21, pelo deputado Sustenes Cavalcante (PL-RJ), que declarou que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá concluir seu mandato, mesmo que de forma remota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desejo assegurar que ele concluirá seu mandato. Qual será a forma para isso? Seja por meio do voto em matérias legislativas ou com soluções políticas, declarou Sostenes em coletiva de imprensa. Segundo ele, Eduardo continuará a exercer seu mandato “desde onde mora, que é nos Estados Unidos” caso a “perseguição” continue.

A licença de Eduardo Bolsonaro expirou no domingo, 20. De acordo com o Regimento Interno da Câmara, um deputado pode perder o mandato se ausentar a um terço das sessões em um período de 60 dias sem justificativa aceita pela Mesa Diretora. O congressista se licenciou em março alegando perseguição política e, desde então, reside nos Estados Unidos.

Leia também:

Além do entrave legislativo, Eduardo está sendo investigado no Supremo Tribunal Federal. Ele é suspeito de ter atuado em conjunto com o governo norte-americano para pressionar autoridades brasileiras e tentar obstruir a ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022.

Eduardo declarou, em transmissão ao vivo no domingo, que não tem intenção de renunciar à posição e que ainda poderá exercer o cargo por pelo menos três meses. Ele também criticou o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no STF, e defendeu a anistia para seu pai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Carta Capital

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.