Plano que impede a segregação de detentos por vínculo com organizações criminosas avança na Câmara
A proposta tramitou pela Comissão de Segurança Pública e foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça.
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira um projeto que impede a classificação e a separação de presos com base em sua participação em facções ou organizações criminosas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O autor da proposta, o deputado Capitão Alden (PL-BA), argumenta que o objetivo é impedir que a administração prisional replique ou valide estruturas de poder alternativas.
A relatora, Delegada Ione (Avante-MG), recomendou a aprovação do texto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ione defendeu que a versão atual da Lei de Execução Penal não impede a utilização de critérios discricionários e não objetivos na classificação e alocação dos internos.
Ela também declarou que o projeto reforça o princípio da individualização da pena, o processo legal e a presunção de inocência.
Leia também:
Ex-deputada presa por mandar assassinato do marido
Ministra Declara Acusações de Levianas como Infundadas e Inúteis
Líder do MDB no Senado se opõe ao apoio à PEC que garante a blindagem
Os próximos passos do processo são a análise pela Comissão de Constituição e Justiça e, em seguida, pelo plenário. Se os deputados aprovarem o projeto de lei, a matéria chegará ao Senado.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












