Investigação aponta emendas propostas pelo líder do governo, José Guimarães (PT), e por Eunício Oliveira (MDB) e Yury do Paredão (MDB).
A Polícia Federal instaurou, na terça-feira (8.jul.2025), uma operação contra uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos para financiar campanhas eleitorais municipais em 2024 no Ceará.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A investigação aponta que o grupo criminoso exigia um “pedágio” de até 12% sobre os valores das emendas para assegurar os benefícios às prefeituras. As informações são do jornal O Globo.
Um dos alvos da operação é o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), suspeito de participar do esquema. A investigação cita também emendas enviadas por outros congressistas cearenses, incluindo o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), que nega qualquer envolvimento no esquema. A apuração menciona ainda emendas indicadas pelos deputados Eunício Oliveira (MDB-CE) e Yury do Paredão (MDB-CE), que não foram alvo da operação.
Carlos Alberto Queiroz (PSB), também conhecido como Bebeto, foi apontado como um dos responsáveis pelo esquema. Após ser eleito, sua posse foi interrompida pela Justiça Eleitoral devido à suposta ligação com o grupo criminoso.
Em mensagens apreendidas pela Polícia Federal, Bebeto e pessoas associadas a Júnior Mano conversam sobre o envio de emendas para prefeituras do Ceará em troca de suborno, denominado “pedágio” ou “imposto”. A Polícia Federal considera essa prática como “institucionalização da corrupção”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A investigação também apura o favorecimento de empresas vinculadas ao grupo político por meio de transferências voluntárias de recursos públicos. Bebeto cita José Guimarães e Eunício Oliveira como congressistas que teriam alocado verbas para municípios cearenses.
O deputado José Guimarães afirmou em nota ao O Globo que não destinou emendas para os municípios mencionados nas investigações. “Reafirmo o fato de que não destinei emendas parlamentares à localidade de Choréz (CE). Inclusive, nas eleições municipais mais recentes, disputamos contra o atual prefeito, tendo nosso candidato do PT sido derrotado nas urnas”, declarou.
O deputado Eunício Oliveira declarou que todas as emendas destinadas a obras em dezenas de municípios cearenses, de maneira transparente e em conformidade com a legislação. Ele complementou que a emenda para Canindé foi enviada somente em maio e já houve o pedido de suspensão da transferência ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Yury do Paredão afirmou ao jornal que todos os recursos estão disponíveis no Portal da Transparência da Câmara, evidenciando “seriedade e responsabilidade” em suas ações.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.