Pix parcelado se torna um complemento de crédito para os brasileiros, aponta o Google

Pesquisa aponta redução de 6% no emprego de cédulas em 2024 e crescimento do Pix e do cartão de crédito.

16/07/2025 4:15

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Pix parcelado se torna um complemento de crédito para os brasileiros, aponta o Google
(Imagem de reprodução da internet).

O Pix tem ganhado destaque entre os meios de pagamento no Brasil, sobretudo com as novas ferramentas, e se tornou um complemento da carteira de crédito pelos brasileiros, aponta pesquisa do Google.

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O estudo aponta que o Pix, implementado em novembro de 2020, é utilizado por 92% dos adultos do país e movimentou R$ 64 bilhões em 2024.

O cartão de crédito permanece o método de pagamento mais comum, com 58% das pessoas apresentando um aumento nos gastos por meio desse canal nos últimos cinco anos.

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Essa situação é impulsionada pela classe A, que utiliza o cartão de crédito em razão dos programas de recompensa ou benefícios, e pelas classes D e E, que apontam para o aumento do limite como fator essencial.

Recentemente, um movimento interessante se desenvolveu. A funcionalidade do Pix Parcelado – que deve ser lançada ainda em setembro deste ano, embora já esteja disponível em algumas instituições financeiras – é reconhecida por 52% das pessoas e compete com o cartão de crédito, considerando a situação econômica enfrentada pelas pessoas.

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Segundo o Google, os brasileiros empregam o cartão de crédito em compras de grande valor, porém, para evitar afetar o limite da conta com outras despesas, as pessoas optam pelo parcelamento via Pix.

A ferramenta opera da seguinte forma: o valor do Pix é creditado em parcelas na conta do usuário e é recebido instantaneamente na conta do destinatário informado por ele.

No caso de compras de passagens e hospedagens, além de eletrônicos e móveis, o consumidor brasileiro utiliza o cartão de crédito no ambiente virtual. Isso resultou em um aumento de mais de triplicar na última década na emissão de cartões.

Já no caso de pagamentos em aplicativos de entrega, compras online e a familiares, o Pix é o principal meio.

No ambiente físico, o Google indica que o Pix é a opção preferida para compras cotidianas, em restaurantes, no setor de entretenimento e para transações com prestadores de serviço.

Em entrevista à CNN, Gustavo Pena, head de Indústria e Fintechs do Google, afirmou que há uma complementariedade dos meios de pagamentos, incluindo alguns tradicionais, como o cartão de crédito, em conjunto com outros mais inovadores, como o Pix, e que eles vão coexistir, além de outros meios de pagamentos que estão por vir.

Atualmente, aproximadamente nove de cada dez comerciantes já oferecem a opção de pagamento via Pix em seus negócios e a maioria prefere, inclusive, essa modalidade.

Uma pesquisa do Google revela que o Pix é visto como o principal método de pagamento do futuro por 86% das pessoas, em contraste com o cartão. Adicionalmente, 80% das pessoas relatam que a ferramenta é mais rápida e 75% a consideram mais fácil de usar.

Observa-se um consumidor mais consciente de suas finanças, que utiliza intensamente o mercado digital para realizar pagamentos cotidianos. Essa evolução é notada sob a perspectiva do consumidor, e o Pix atua como um facilitador, avaliou Thais Melendez, líder de Insights Estratégicos do Google.

No ano passado, a empresa adicionou transferências Pix à sua carteira digital, o Google Pay.

Melendez afirmou que a empresa visa atender às preferências de pagamento dos consumidores e que o Pix tem se mostrado um atrativo significativo na carteira.

O Pix permite diversas formas de utilização, incluindo transferências entre pessoas físicas e jurídicas, pagamentos a fornecedores, recebimento de pagamentos de clientes e serviços de terceiros, além de pagamentos de contas

O estudo do Google revela que a utilização do Pix aumenta em todas as classes sociais, faixas etárias e regiões.

Entretanto, observa-se que indivíduos entre 18 e 24 anos são os que mais empregam a ferramenta, atingindo 76%, ao passo que em relação aos indivíduos com mais de 55 anos, essa porcentagem é de 42%.

Entre os meios de pagamento, o Pix por transferência é o mais popular, sendo escolhido por 84% dos brasileiros, seguido pelo Pix por QR Code e Pix por aproximação.

Fonte por: CNN Brasil

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.