Pix ganha força nos EUA, apesar dos ataques de Trump
Comerciantes dos Estados Unidos poderão habilitar o serviço em seus terminais e disponibilizá-lo como opção de pagamento.

Apesar das críticas do presidente Donald Trump ao Pix, o sistema de pagamentos segue em expansão global. Disponível para turistas brasileiros em vários países, agora ele se expande para os EUA, por meio de uma colaboração entre as empresas de pagamentos norte-americana Verifone e a brasileira PagBrasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até então, o Pix podia ser utilizado nos EUA por meio das chaves já existentes de lojistas brasileiros. Agora, os comerciantes norte-americanos podem ativar o Pix em seus equipamentos e oferecer como opção de pagamento.
O funcionamento é similar ao que o brasileiro já está acostumado. O vendedor norte-americano insere o valor da compra em dólares e o equipamento emite um código QR de Pix para pagamento.
Leia também:

Comissão Mista Nacional de Iniciativa Econômica aprova atualização de normas para financeiras

A Yduqs nomeia diretor financeiro como novo CEO em reorganização estratégica

A Nestlé registra queda de 10% no lucro, atingindo US$ 6,38 bilhões no primeiro semestre
O valor exibido ao consumidor brasileiro é convertido para reais, incluindo já incorporado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 3,5% incidente sobre todas as transações com moedas internacionais.
O comprador verifica o QR Code através do aplicativo do banco e confirma o valor convertido para reais, utilizando a cotação daquele instante. Após a validação, o pagamento é autorizado imediatamente e o dinheiro é creditado na conta do vendedor. A totalidade da operação acontece em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Empresa de pagamentos.
A Verifone é a maior adquirente (intermediária de transações financeiras entre estabelecimentos comerciais, bandeiras de cartão e bancos emissores) dos EUA. Transaciona mais de US$ 8 trilhões por ano, está presente em 75% dos maiores varejistas e em 165 países.
A empresa espera a adesão dos lojistas norte-americanos, devido ao menor custo. O Pix internacional tem 2%, enquanto as transações via cartão de crédito custam de 2% a 3%, acrescido de taxas fixas.
O lançamento do Pix nos EUA marca um ponto de inflexão para os comerciantes norte-americanos em destinos turísticos relevantes, como a Flórida e Nova York, segundo Madhu Vasu, vice-presidente sênior de gestão global de produtos da Verifone.
O Pix foi lançado nos EUA considerando o aumento previsto do turismo brasileiro no país no próximo ano. Com a Copa do Mundo, espera-se que o número de 1,9 milhão de brasileiros que chegam anualmente aos EUA aumente.
O sistema de pagamentos instantâneo brasileiro tem se expandido globalmente. No ano passado, o Braza Bank, em parceria com a adquirente portuguesa Unicre, lançou o Pix para ser disponibilizado aos 1,1 milhão de brasileiros que visitam Portugal anualmente. Na Argentina, o Pix é oferecido em terminais do Mercado Pago, que pertence ao Mercado Livre, desde o início do ano.
A fintech brasileira Dock disponibilizará infraestrutura para o Bre-B, o sistema de pagamentos instantâneos da Colômbia que lança-se no segundo semestre deste ano e que possui o Pix como uma inspiração.
Descubra como realizar pagamentos via Pix por meio de aproximação.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.