PIS/Pasep 2026: Trabalhadores Brasileiros Acompanham o Benefício Esperado em 2026

PIS/Pasep 2026: Trabalhadores aguardam abono salarial! Pagamentos começam em 2026, seguindo ordem do mês de nascimento. Saiba quem tem direito e como consultar.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Pagamento do PIS/Pasep 2026: Trabalhadores Brasileiros Acompanham o Benefício

O pagamento do PIS/Pasep 2026 já gera interesse entre os trabalhadores brasileiros, que aguardam o benefício destinado a quem atuou com carteira assinada. O abono salarial, com base no ano-base de 2024, é uma importante fonte de renda para muitos, e a expectativa é de que os pagamentos comecem no início de 2026, seguindo a ordem do mês de nascimento do trabalhador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem Tem Direito ao PIS/Pasep 2026?

Para ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep 2026, o trabalhador deve cumprir alguns critérios estabelecidos pelo governo federal, definidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), pela instituição responsável pelos repasses do PIS e pelo Banco do Brasil, que efetua o pagamento do Pasep.

Os requisitos incluem ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2024, receber, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base (2024), estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Valor do Abono e Cálculo

O valor do abono salarial do PIS/Pasep 2026 varia conforme o tempo de trabalho registrado no ano-base. Quem trabalhou o ano inteiro tem direito a um salário mínimo completo, enquanto quem trabalhou por menos meses recebe um valor proporcional. O valor será de 1/12 do salário mínimo vigente em 2026 para cada mês trabalhado em 2024.

Calendário de Pagamentos e Consulta

Embora o calendário oficial ainda não tenha sido divulgado, a expectativa é de que os pagamentos comecem no início de 2026. Tradicionalmente, o pagamento do PIS/Pasep tem início entre janeiro e fevereiro, seguindo a ordem do mês de nascimento do trabalhador (no caso do PIS) ou o número final de inscrição (no caso do Pasep).

LEIA TAMBÉM!

Os trabalhadores poderão consultar o direito ao abono e as datas de pagamento assim que o calendário for divulgado oficialmente, por meio do aplicativo Caixa Tem, App Caixa Trabalhador, site da Caixa Econômica Federal ou Agências e lotéricas da Caixa.

Para o Pasep, os trabalhadores poderão consultar o direito ao abono e as datas de pagamento por meio do aplicativo do Banco do Brasil, site oficial do BB ou Centrais de atendimento do Banco do Brasil.

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Sair da versão mobile