Pirelli Anuncia Compostos de Pneus para a Fórmula 1 em 2026
A Pirelli revelou hoje os compostos que estarão disponíveis na Fórmula 1 em 2026, destacando uma mudança significativa: a eliminação do pneu mais macio, o C6, que foi introduzido no início da temporada. Este composto fez sua estreia em maio e foi utilizado em mais três corridas.
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No entanto, novos testes indicaram que sua performance era muito semelhante à dos pneus C5.
“Após concluir uma análise na última sessão de testes na Cidade do México, a empresa italiana, com a aprovação da FIA, definiu quais compostos serão homologados em 15 de dezembro”, informou a Pirelli em um comunicado nesta segunda-feira (24).
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A fabricante também mencionou que a análise foi finalizada em 1º de setembro, considerando as mudanças do novo regulamento que será implementado em 2026.
“Esse fator complicou os testes, pois não foi possível avaliar os pneus em carros reais de 2026, que utilizarão pneus de 18 polegadas, um pouco mais estreitos que os atuais”, explicou a empresa. A nova gama de pneus para pista seca contará com cinco tipos, variando do C1, o mais duro, até o C5, o mais macio, todos com um perfil semelhante ao atual.
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A Pirelli se esforçou para garantir que haja uma diferença de performance entre os compostos, proporcionando mais opções estratégicas para as equipes. “Testes recentes mostraram que a diferença de tempo entre os protótipos C5 e C6 era muito pequena em comparação com os demais, sem oferecer vantagens significativas de desempenho”, concluiu a fabricante.
Um teste final está agendado para 9 de dezembro, logo após o GP de Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina. Este teste será realizado pelos pilotos titulares da categoria em um carro-mula, enquanto jovens pilotos também terão a oportunidade de testar os carros de 2025, equipados com os pneus atuais.
