Pirelli Define Limite de 25 Voltas para Pneus no GP do Catar e Garante Segurança dos Pilotos
Pirelli estabelece limite de 25 voltas para pneus no GP do Catar, garantindo segurança e estratégia nas paradas. Entenda as mudanças e suas implicações!
Pirelli Define Limite de Uso de Pneus para GP do Catar
A Pirelli, fornecedora de pneus da Fórmula 1, anunciou nesta segunda-feira (17) que cada conjunto de pneus poderá ser utilizado por no máximo 25 voltas durante o GP do Catar, programado para 30 de novembro. Essa decisão, que não é nova, foi motivada por preocupações com a durabilidade dos compostos, visando a segurança dos pilotos.
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O entendimento foi alcançado em conjunto com a F1 e as equipes.
Com uma corrida que terá 57 voltas, essa regra assegura que todos os carros precisarão realizar pelo menos duas paradas nos boxes. Na sprint race, que ocorrerá no sábado (16) e contará com apenas 19 voltas, não será necessário trocar os pneus, como já é habitual.
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Justificativa da Medida
“Essa medida foi considerada necessária após uma análise dos pneus utilizados em 2024. No ano passado, especialmente os pneus dianteiros esquerdos, atingiram seu nível máximo de desgaste”, explicou a Pirelli em um documento acessado por veículos como o Motorsport. “Essas condições, aliadas à grande quantidade de energia lateral, aumentaram a fadiga estrutural dos pneus”, completou.
A Pirelli destacou que a decisão atual difere da adotada no Catar em 2023, quando já havia um limite de uso. Naquela ocasião, a marcação de 18 voltas foi determinada pela altura e formato das zebras, que causavam microfissuras na estrutura dos pneus.
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Contagem de Voltas e Disponibilidade de Pneus
As voltas realizadas durante o treino livre 1, a classificação da sprint, a sprint race e a classificação para a corrida principal também são contabilizadas dentro da vida útil estipulada pela Pirelli. Apenas as voltas até o grid, as voltas de formação e as realizadas após a bandeira quadriculada não são consideradas.
Antes do início da corrida no domingo (30), a Pirelli informará as equipes sobre a vida útil de cada conjunto de pneus disponíveis para os pilotos. Nos finais de semana de sprint, cada piloto recebe 12 conjuntos de pneus para pista seca, sendo dois duros, quatro médios e seis macios.
A disponibilidade no domingo dependerá da estratégia adotada ao longo do final de semana e do desempenho de cada piloto nas classificações.
No Catar, a Pirelli disponibilizará seus três compostos mais duros e resistentes: o C1 será o duro, o C2 o médio e o C3 o macio.
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












