Pipas impactaram cerca de 350 linhas de transmissão de energia

Os dados referem-se exclusivamente ao estado de São Paulo; a rede de distribuição sofre um aumento de 15% em ocorrências no primeiro semestre de 2025.

05/09/2025 20:16

2 min de leitura

Pipas impactaram cerca de 350 linhas de transmissão de energia
(Imagem de reprodução da internet).

Uma atividade lúdica praticada por crianças nas ruas, tem-se tornado uma ameaça crescente à segurança das pessoas e ao abastecimento de energia nas grandes cidades. Entre janeiro e junho de 2025, foram registradas no mínimo 332 ocorrências em linhas de transmissão envolvendo pipas. Esse número corresponde apenas ao estado de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Isa Energia Brasil, principal empresa de transmissão de energia do país, aponta Mogi das Cruzes como o município com maior número de ocorrências, registrando 58 casos, superior ao de São Paulo, que teve 40 registros.

Este número representa um grande impacto, uma vez que as linhas de transmissão são estruturas utilizadas para o transporte da energia em longas distâncias. As torres conectam as usinas ao centro de consumo, sendo responsáveis pelo transporte da energia de todo o Brasil.

Leia também:

A empresa conduziu, em 2024, uma ação urgente após o cabo subterrâneo de raio de uma linha de transmissão de 440 kV, localizada em Mogi das Cruzes, ser danificado pela linha chilena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Garantir a integridade da rede de transmissão é assegurar a segurança de todos. Linhas interrompidas colocam em risco a vida de quem pratica pipa e de toda a população que depende dos serviços essenciais fornecidos por energia elétrica, declara Elder Kobayashi, gerente de Operações da Isa Energia Brasil.

Conscientização

Diante dessa questão, a empresa desenvolveu a campanha “Pequenas Atitudes. Grandes Consequências”, que visa sensibilizar a população acerca do efeito das pipas em áreas próximas à rede elétrica.

A iniciativa contempla R$30 milhões em investimento para este ano, com ênfase em inspeções preventivas, manutenção de linhas de transmissão e ações educativas em comunidades e escolas.

Distribuição sofre impacto

Além das linhas de transmissão, as empresas de distribuição que atuam na ponta da entrega da energia também sofrem o impacto das pipas. Segundo a Enel, até junho deste ano, 1.972 ocorrências em São Paulo foram relacionadas a pipas enroscadas em redes elétricas, a rede é formada por linhas de fio nos postes de energia de cada bairro ou cidade.

Este número representa 15% em relação ao ocorrido no mesmo período do ano passado.

798.656 indivíduos foram impactados por interrupções no abastecimento de energia elétrica.

A situação se agravou após um balão chinês ter provocado uma queda generalizada no estado de São Paulo.

O ocorrido afetou a subestação das linhas de transmissão, causando um curto-circuito que impactou os sistemas de proteção e, em seguida, a rabiola atingiu outro traféu da estação, resultando no desligamento completo.

A linha chilena é proibida por lei desde novembro de 2019. Trata-se de um tipo de linha de alta performance, utilizada para empinar e controlar o voo das pipas. Contudo, ela ainda é empregada de maneira clandestina por muitos indivíduos.

Sob a supervisão de Thiago Félix.

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.