O pilates é uma ótima alternativa de atividade física para pessoas que desejam exercitar o corpo e a mente. Devido aos exercícios que visam o fortalecimento muscular e a flexibilidade, eles aprimoram a postura e amenizam dores persistentes, além de destacar a concentração, o controle da respiração e a percepção corporal, auxiliando na diminuição do estresse e da ansiedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Abaixo, veja 10 vantagens da prática de pilates para a saúde física e mental!
Adote uma postura mais correta.
A prática de exercícios de pilates enfatiza o alinhamento corporal, promovendo uma melhora e correção da postura, tanto durante o treino quanto no cotidiano. Isso proporciona diversos benefícios para indivíduos que passam a maior parte do tempo em atividades sentadas.
LEIA TAMBÉM!
Alivia dores crônicas.
O pilates pode auxiliar na redução de dores crônicas em certas situações, principalmente nas costas e nas articulações, ao fortalecer os músculos que as sustentam. “O pilates visa fortalecer a musculatura, oferecendo alívio da dor e melhorando a flexibilidade articular”, afirma a fisioterapeuta e professora Josi Araujo, da Pure Pilates.
Favorece a circulação sanguínea.
Os exercícios do pilates auxiliam na otimização da circulação sanguínea. Tal fenômeno se deve à estimulação da contração e do alongamento muscular de maneira coordenada e controlada, o que promove o retorno venoso e o transporte dos fluidos corporais. Essa função é benéfica para a saúde cardiovascular e para a oxigenação dos tecidos – processo de abastecimento de oxigênio para as células, fundamental para o desempenho das funções metabólicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fortalece os músculos.
Os exercícios de pilates são projetados para fortalecer os músculos principais e estabilizadores, com ênfase no core, nas pernas e nos glúteos. “Os corpos treinados pelo método são fortes, alongados, flexíveis e saudáveis. A postura melhora muito e os movimentos se tornam elegantes, tanto em aparelhos como no solo”. O centro de força do pilates, composto principalmente pelos músculos do abdômen, região lombar, quadris e glúteos, é a base da técnica elaborada por Joseph.
Promove a melhoria da qualidade do sono.
A prática do pilates, ao promover o relaxamento muscular e o controle da respiração, também acalma a mente. Isso facilita a preparação do corpo para um sono mais profundo, tranquilo e regenerativo, prevenindo interrupções noturnas, como despertares frequentes ou a dificuldade de retornar ao sono.
Fomenta a coordenação e o equilíbrio.
A prática consistente do pilates contribui para a coordenação neuromuscular e o equilíbrio, sendo fundamental na prevenção de quedas, notadamente em idosos. “Os exercícios que estimulam a consciência corporal são importantes para auxiliar na correção da postura. Isso permite que os idosos compreendam melhor o movimento do seu corpo e façam ajustes para evitar movimentos nocivos que possam causar quedas”, afirma Josi Araujo.
Reduz o estresse e a ansiedade.
Os exercícios praticados no pilates enfatizam o controle da respiração e a concentração, auxiliando na redução do estresse, da ansiedade e na promoção de uma maior conexão entre a mente e o corpo. “No pilates, trabalhamos muito com a respiração, postura, musculatura e equilíbrio, que, quando combinados com os objetivos específicos do tratamento de diversas doenças mentais, tornam o método importantíssimo na prevenção e alívio dessas doenças”, explica Josi Araujo.
Melhora a respiração
A prática de exercícios físicos foca no fortalecimento dos músculos do core. O pilates enfatiza a respiração profunda e controlada, o que auxilia no fortalecimento do diafragma, fundamental para a respiração, e aprimora a função pulmonar. “Por meio da respiração, contribui para o reequilíbrio da função pulmonar, mobilidade tóraco-abdominal e aumento do volume pulmonar”, afirma Josi Araujo.
Promove a autoanálise.
A prática de pilates convida o aluno a se conectar intensamente com o próprio corpo. Ao executar os movimentos com total atenção, o indivíduo desenvolve uma maior consciência sobre sua postura, seus limites e suas habilidades, o que afeta diretamente na autoestima, pois o corpo passa a ser encarado não apenas como uma aparência, mas como algo funcional, forte e em constante evolução. Essa percepção auxilia na construção de um relacionamento mais positivo consigo mesmo.
Estimula a criatividade.
A ênfase no momento atual e o relaxamento mental proporcionados pelo pilates auxiliam na redução de pensamentos intrusivos e na liberação de tensões e distrações cotidianas – gerando um estado de presença que estimula a criatividade. Adicionalmente, ao exercitar o corpo de maneiras diversas, a prática ativa regiões cerebrais relacionadas à coordenação, percepção espacial e resolução de problemas, aspectos que se conectam à atividade criativa, o que incrementa a produtividade no trabalho e nas atividades diárias.
Fonte por: Carta Capital