Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Picciani retoma o cargo na Assembleia Legislativa do RJ, substituindo o deputado TH Joias

Picciani retoma o cargo na Assembleia Legislativa do RJ, substituindo o deputado TH Joias

O retorno foi decidido pelo governador Cláudio Castro.

Por: Ricardo Tavares

03/09/2025 21:43

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O governador Cláudio Castro ordenou o retorno do deputado estadual Rafael Picciani (MDB-RJ) para retomar seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Ele substitui o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, popularmente conhecido como TH Joias, que está preso nesta quarta-feira 3 em operação conjunta das polícias Federal, Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O retorno de Rafael já estava previsto, porém, considerando a operação realizada hoje, optamos por antecipá-lo. A ação conjunta deixa uma mensagem muito clara: a lei se aplica a todos, afirmou Castro, em comunicado.

TH Joias foi detido em sua residência, no condomínio de luxo na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, sob suspeita de facilitar a compra e venda de armas para o Comando Vermelho, principal facção criminosa do estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de TH, foram presos Gabriel Dias de Oliveira, o Índio do Lixo, apontado como traficante; Luiz Eduardo Cunha Gonçalves, o Dudu, assessor de TH Joias; o ex-secretário Alessandro Pitombeira Carracena; o delegado da Polícia Federal Gustavo Steele, que estava de plantão no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão); e três policiais militares. Mais oito indivíduos também foram detidos na operação.

O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Antônio José Campos Moreira, apresentou a denúncia à Justiça contra quatro investigados, incluindo o deputado estadual TH Jório. Os denunciados responderão por associação a organização criminosa e comércio ilegal de armas de fogo de uso restrito, intermediados pelo parlamentar.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Lula elogia Gabriel Galípolo e prevê queda na taxa Selic em breve durante café com jornalistas

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Governo de Lula se prepara para eleições de 2026 com agenda legislativa estratégica e prioridades definidas

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Polícia Federal inicia nova fase da Operação Sem Desconto para proteger aposentados do INSS

O promotor Antonio Moreira comunicou a instauração de procedimento investigatório criminal específico para apurar possível vazamento da operação. Os promotores de Justiça identificaram uma tentativa de fuga na noite anterior à deflagração e indícios de destruição de provas. Além disso, foi informado que, além da denúncia já apresentada, foi determinado o prosseguimento das investigações sobre o tráfico de drogas, que envolveria uma negociação de cerca de R$ 5 milhões.

Outro ponto sob investigação é a prática de lavagem de dinheiro.

A Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (MPRJ) investiga o uso de uma franquia de loja que vende produtos de um clube do Rio de Janeiro, situada no estado. Há suspeitas de que o estabelecimento tenha sido empregado para a ocultação de recursos financeiros, devido à incompatibilidade entre o faturamento e o serviço prestado. Além disso, foram identificados indícios de corrupção, com suposta oferta de propina a agentes da lei por meio de um advogado.

Segundo Antonio Moreira, as investigações que levaram à denúncia demonstraram que o poder econômico obtido pelas organizações criminosas a partir do domínio territorial é utilizado não apenas para corromper agentes públicos e autoridades, mas também para facilitar a entrada de criminosos nos órgãos do governo.

São necessárias ações de prevenção para evitar que pessoas envolvidas com atividades criminosas obtenham o registro de candidatura. Deve haver uma investigação prévia mais efetiva. Estamos atuando para que haja limpeza dos órgãos públicos quando identificada a presença de pessoas ligadas ao crime.

A investigação foi conduzida sob a supervisão da Procuradoria-Geral de Justiça, responsável pela ação penal em razão da prerrogativa de foro do deputado estadual. Antonio José informou que o parlamentar será submetido à audiência de custódia para verificação da legalidade da prisão, e que será feita comunicação formal à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, que tem a prerrogativa constitucional de deliberar sobre a manutenção ou o relaxamento da prisão.

O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Antônio José Campos Moreira, apresentou a denúncia à Justiça contra quatro investigados, incluindo o deputado estadual TH Jório. Os denunciados responderão por associação a organização criminosa e comércio ilegal de armas de fogo de uso restrito, intermediados pelo parlamentar.

Fonte por: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Assembleia Legislativa do RJCorrupção PolíticaRafael PiccianiTH Joias
Foto do Ricardo Tavares

Autor(a):

Ricardo Tavares

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Imagem do post

Política

Eduardo Bolsonaro defende viagem aos EUA mesmo após anúncio de perda de mandato

18/12/2025 21:17 | 1 min de leitura

● Governo Lula cede e aceita CPMI do INSS após prisão de senador; escândalo gera crise política!

18/12/2025 22:09 | 1 min de leitura

● Gustavo Feliciano toma posse como Ministro do Turismo em cerimônia no Palácio do Planalto

18/12/2025 19:09 | 2 min de leitura

● Gustavo Petro Rejeita Autoridade de Maduro sobre Forças Armadas da Colômbia em Tensão Regional

18/12/2025 22:53 | 2 min de leitura

● Ferrari interrompe desenvolvimento do carro de 2025, afirma Leclerc: "Decisão óbvia"

18/12/2025 23:17 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!