O PIB da China cresce 4,6% em 2026, mas desacelera no terceiro trimestre. Relatório da ONU destaca riscos e desafios para a economia chinesa.
O Produto Interno Bruto (PIB) da China registrou um crescimento de 4,9% em 2025 e deve desacelerar para 4,6% em 2026, conforme o relatório Situação e Perspectivas da Economia Mundial de 2026 da ONU, divulgado nesta quinta-feira (8). Essas estimativas mostram um aumento em relação ao ano anterior, quando as previsões eram de 4,6% e 4,4%, respectivamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para 2027, a ONU projeta um crescimento do PIB chinês de 4,5%. O relatório destaca que a economia da China manteve um crescimento robusto no primeiro semestre do ano passado, impulsionado pela aceleração das exportações antes do aumento das tarifas dos Estados Unidos e por um consumo doméstico fortalecido.
No entanto, o ritmo de crescimento começou a desacelerar no terceiro trimestre, conforme aponta o documento. Em setembro, o crescimento das vendas no varejo caiu para 3%, em comparação com um pico de 6,4% em maio, a maior taxa desde janeiro de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O relatório também menciona que o investimento em ativos fixos contraiu 0,5% nos três primeiros trimestres do ano, indicando uma atividade de investimento significativamente mais fraca no terceiro trimestre. O setor industrial e de infraestrutura foi beneficiado por estímulos governamentais, como os títulos ultralongos para renovação urbana.
Entretanto, esses ganhos foram ofuscados pela contração do setor imobiliário. Para 2026, o relatório alerta que os principais riscos incluem uma possível deterioração nas relações comerciais entre China e Estados Unidos, uma demanda global mais fraca e uma nova desaceleração no setor imobiliário.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.