Phil Collins utilizou aviões e helicópteros para se apresentar nos dois palcos do Live Aid

Antigo membro do Genesis foi o único artista a se apresentar no Reino Unido e nos Estados Unidos no mesmo dia.

19/07/2025 15:03

2 min de leitura

Phil Collins utilizou aviões e helicópteros para se apresentar nos dois palcos do Live Aid
(Imagem de reprodução da internet).

O cantor Phil Collins, 74 anos, foi o único artista a se apresentar nos dois palcos do Live Aid, evento que promoveu shows simultâneos no Reino Unido e nos Estados Unidos com o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para isso, utilizou um helicóptero para o Aeroporto de Heathrow, embarcou em um avião Concorde para Nova York e, em seguida, pegou outro helicóptero para Filadélfia, onde se juntou ao astro Eric Clapton para seu show e tocou três músicas com Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones, do Led Zeppelin.

O Concorde possibilitava aos passageiros atravessar o Oceano Atlântico em menos de três horas e meio. Ele efetuou o seu primeiro voo de teste em 1969 e foi oficialmente desativado em 2003.

Leia também:

O ex-vocalista do Genesis apareceu primeiramente no palco em Londres, no Estádio de Wembley, onde interpretou “Against All Odds (Take a Look at Me Now)” e “In the Air Tonight”. Ele também desempenhou o papel de baterista para Branford Marsalis e Sting.

O evento, concebido pelo cantor e compositor irlandês Bob Geldof, estimulava o público a realizar doações através de ligações telefônicas. Reunindo aproximadamente 72 mil pessoas em Londres e 90 mil em Filadélfia, além de mais de 1 bilhão de pessoas em 100 países que assistiram aos shows ao vivo por televisão e rádio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a apresentação em Londres, Collins concedeu uma entrevista na qual afirmou ter considerado a primeira apresentação “muito boa” e manifestou seu orgulho em participar.

Ele expressou grande orgulho por ter sido convidado, afirmando que todos estão envolvidos e que é ótimo fazer parte disso. “É óbvio demais dizer que é por uma boa causa”, acrescentou.

Phil Collins também propôs que o dia 13 de julho se tornasse um marco para celebrar o rock n’ roll durante o festival.

O festival contou com artistas como David Bowie, Paul McCartney, Mick Jagger, U2 e The Who no palco, com apresentações históricas. A BBC informou que cada banda teve 17 minutos para executar sua apresentação, sem custos.

Os valores variam, mas estima-se que o Live Aid arrecadou cerca de 100 milhões de dólares (considerando a inflação, o montante atualizado seria de 291,8 milhões de dólares, o que equivaleria a aproximadamente R$ 1,6 bilhão).

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.