Flamengo x Sport: PGR desafia STF e acusa erro de décadas! 🤯
Parecer polêmico busca título do Brasileiro de 1987 para o Mengão.
Disputa judicial de 40 anos ganha novo capítulo com argumento surpreendente
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou nesta quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026, um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo que Flamengo e Sport compartilhem o título do Campeonato Brasileiro de 1987. A disputa judicial, que já dura mais de quatro décadas, surge em decorrência de uma ação rescisória movida pelo Flamengo, buscando anular uma decisão da 1ª Turma do STF datada de 2017.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2017, o STF julgou que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não poderia ter declarado dois clubes campeões no mesmo ano, com base em critérios esportivos. A decisão original anulou uma resolução de 2011 da CBF que reconhecia Flamengo e Sport como campeões.
Essa resolução foi revertida pela própria CBF quatro meses depois, após uma decisão da Justiça Federal de Pernambuco que declarou o Sport como o único vencedor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Procurador-Geral da República, em sua manifestação ao Supremo, argumentou que a decisão da Justiça Pernambucana não impede que outro clube seja considerado campeão. A PGR defende que a 1ª Turma do STF cometeu um erro ao considerar que a CBF não poderia ter declarado dois campeões com base em critérios esportivos.
A ação do Flamengo está inserida em processos acompanhados pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso, que analisou a questão em outubro de 2025.
A controvérsia remonta a 1987, quando o Flamengo venceu o “Módulo Verde” (ou Copa União), enquanto o Sport conquistou o “Módulo Amarelo”, organizado pela CBF com clubes de menor expressão. Para definir um campeão nacional, a CBF propôs um quadrangular entre os dois primeiros colocados de cada módulo, mas Flamengo e Internacional não concordaram com a proposta.
O Sport e Guarani, campeões de seus respectivos módulos, disputaram uma partida que o Sport venceu.
O STF já reconheceu o Sport como único campeão de 1987 em diversas ocasiões. Em agosto de 2024, o ministro Flávio Dino derrubou um recurso extraordinário da CBF, mantendo a decisão da Justiça Pernambucana.
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.