A operação do grupo resultou na prisão de duas cidadãs brasileiras na Alemanha em 2023.
A Polícia Federal (PF) informou, na terça-feira 22, que prendeu um homem suspeito de ser um dos chefes de uma organização criminosa que operava no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e enviava drogas para países da Europa. A ação do grupo resultou na prisão de duas mulheres brasileiras, Jeanne Paollini e Kátyna Baía, na Alemanha em 2023, que foram liberadas após 38 dias de detenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Federal informou que a organização foi totalmente desmantelada. No entanto, uma pessoa continuava foragida: o alvo da operação desta terça-feira. Ele estava sendo procurado há seis meses. O nome do homem e o local da prisão não foram divulgados.
Investigações revelaram que o grupo operou em 2022 e 2023. Os indivíduos trocavam etiquetas de bagagem: os adesivos eram removidos de malas de passageiros e colocados em outras, contendo cocaína.
As brasileiras Jeanne Paollini e Kátyna Baía, que partiram de Goiânia, foram detidas na Alemanha em 5 de março de 2023. Elas viajaram da capital de Goiás para Berlim, com escala em Guarulhos, onde as etiquetas das bagagens foram substituídas por prestadores de serviço terceirizados.
Ao chegarem à Alemanha, no aeroporto de Frankfurt (onde realizariam outra conexão para a capital do país), foram detidas após a apreensão de drogas encontradas nas bagagens com etiquetas contendo seus nomes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Federal declarou, na ocasião, que os suspeitos aproveitaram um “ponto cego” na área de segurança do terminal para posicionar os rótulos da bagagem da dupla nas bolsas com os 40 kg de cocaína. As imagens que comprovavam a inocência das duas foram encaminhadas às autoridades alemãs e, após 38 dias, elas foram liberadas.
Em 2024, o Judiciário brasileiro condenou os envolvidos no caso. De acordo com as investigações, ocorreram pelo menos mais dois episódios de troca de etiquetas.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.