Uma nova pesquisa revela os hábitos de uso de redes sociais entre os adultos americanos. O estudo, conduzido pelo Pew Research Center, analisou o comportamento de 5.022 pessoas nos Estados Unidos, mapeando o uso de aplicativos de mídia social. Os resultados mostram que o YouTube continua sendo a plataforma mais popular, com 84% dos entrevistados já tendo utilizado, seguido pelo Facebook com 71%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa foi realizada entre 5 de fevereiro e 18 de junho de 2025, e o relatório completo está disponível em PDF (1,6 MB).
O Instagram também se destaca, com 50% dos adultos americanos o utilizando, um aumento significativo em relação aos 40% registrados em 2021. O TikTok também viu um crescimento expressivo, passando de 21% em 2021 para 37% atualmente. O WhatsApp alcançou 32% dos usuários, subindo dos 23% de 2021, enquanto o Reddit cresceu para 26%, comparado a 18% de 4 anos atrás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O X (antigo Twitter) registrou 21% de usuários, um número menor em comparação com outras plataformas.
A pesquisa também investigou a frequência com que os usuários acessam cada aplicativo. Um estudo separado, realizado entre 24 de fevereiro e 2 de março de 2025, com 5.123 adultos norte-americanos, revelou que cerca de metade dos entrevistados visita o Facebook (52%) e o YouTube (48%) ao menos uma vez por dia. Dentro desse grupo, 37% acessam o Facebook várias vezes ao dia e 33% fazem o mesmo com o YouTube.
LEIA TAMBÉM!
Ao analisar o uso por faixa etária, gênero e etnia, algumas tendências se destacaram. Entre os jovens, de 18 a 29 anos, o Instagram, o Snapchat e o TikTok são as plataformas mais utilizadas. Em contraste, o grupo de 65 anos ou mais demonstra preferência pelo YouTube e Facebook, que são as únicas plataformas usadas pela maioria em todas as faixas etárias. No Facebook, o grupo de 30 a 49 anos é o que mais utiliza a plataforma (80%).
As diferenças de uso também se refletem em gênero e etnia. As mulheres se destacam no uso de várias plataformas, incluindo o Facebook, o Instagram e o TikTok, com 55% delas relatando usar o Instagram, em comparação com menos da metade dos homens (44%). Por outro lado, os homens são mais propensos a usar o X e o Reddit. Em relação à etnia, os adultos brancos são menos propensos que os adultos negros e hispânicos e asiáticos a usar plataformas como o Instagram, o TikTok e o WhatsApp.
As preferências políticas também influenciam o uso das redes sociais. Democratas e independentes com tendência democrata são mais propensos que republicanos a usar o WhatsApp, o Reddit, o TikTok, o Bluesky e o Threads. Em contrapartida, republicanos são mais propensos a usar o X e o Truth Social.
