Petrobras pretende aumentar o fornecimento de gás do pré-sal para reduzir os custos da indústria

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, declarou que a diminuição não ocorrerá de forma instantânea.

04/07/2025 14:45

2 min de leitura

Petrobras pretende aumentar o fornecimento de gás do pré-sal para reduzir os custos da indústria
(Imagem de reprodução da internet).

A diretora da Petrobras, Magda Chambriard, declarou na quinta-feira (3.jul.2025) que a empresa pretende aumentar o transporte de gás natural do pré-sal para o litoral brasileiro, visando diminuir o custo do combustível para a indústria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quanto mais gás pudermos levar à costa, mais em conta esse gás será para a sociedade […], mas é um processo, não é imediato.

Formulário de cadastro

Leia também:

A distância das usinas offshore representa um desafio logístico que a empresa tem se esforçado para solucionar. Conforme Magda, as plataformas encomendadas levaram em conta o aumento do escoamento do combustível.

As plataformas recém-adquiridas já estão retomando isso. O projeto do Búzios 12 [navio-plataforma] propõe um centro para aumentar a oferta de gás na costa. Estamos trabalhando com grande esforço para que esse gás chegue em maiores quantidades, pois, na realidade, quanto maior o volume, mais econômico será.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela argumenta que a empresa estatal já implementa uma política de “brasileiramento” dos preços dos combustíveis líquidos, e busca aplicar o mesmo princípio ao gás natural.

A Petrobras é uma parceira importante da sociedade brasileira e, assim como nos combustíveis líquidos, busca constantemente a abrasileiramento dos preços, sempre buscando entregar o produto da maneira mais vantajosa e acessível possível.

Magda afirma que ainda não há a garantia de que o gás proveniente dos campos operados em consórcio com a Ecopetrol, empresa estatal colombiana, será suficiente para suprir as demandas brasileiras. “Ainda não se tem certeza se esse gás atenderá às necessidades do Brasil”.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defende que a redução do preço é um requisito essencial para a reindustrialização do país.

A empresa pública anunciou um pacote de investimentos que ultrapassa os R$ 33 bilhões, voltado para o setor de refino e indústria petroquímica no estado do Rio de Janeiro.

O plano de negócios da Petrobras contempla a Rota 3 para o escoamento de gás natural dos campos de pré-sal da Bacia de Santos, unidades petroquímicas e a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Fonte por: Poder 360

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.