Petrobras nomeia nova diretora para Transição Energética

A diretoria da empresa agora é composta por 5 mulheres, marcando a primeira vez na história que a alta administração da companhia possui mais mulheres d…

14/07/2025 5:55

2 min de leitura

Petrobras nomeia nova diretora para Transição Energética
(Imagem de reprodução da internet).

A engenheira Angélica Garcia Cobas Laureano, 45 anos, é a nova diretora executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras. Eleita pelo Conselho de Administração da estatal na sexta-feira (11.jul), a diretoria da companhia passa a ter 5 mulheres, com uma delas, Magda Chambriard, ocupando a presidência, de um total de nove integrantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É a primeira vez na história que a alta administração da companhia tem mais mulheres do que homens. Segundo a Petrobras, a nova composição da diretoria executiva, “representa o compromisso da companhia com a diversidade e a equidade de gênero e reforça sua posição de vanguarda no mercado brasileiro”.

O estudo Mulheres em ações, publicado pela B3, bolsa de valores do Brasil, em setembro de 2024, revela que apenas 6% das 359 empresas listadas na bolsa brasileira possuem três ou mais mulheres em sua diretoria permanente. Em 59% dessas empresas não há representatividade feminina na diretoria.

Leia também:

Comprometemos-nos em aumentar a participação feminina em todos os setores da Petrobras, pois confiamos que o ambiente de trabalho é mais saudável e produtivo quando há diversidade na equipe. Espero que possamos inspirar outras mulheres a buscarem posições de liderança, especialmente no setor de petróleo e gás, ainda majoritariamente masculino, afirmou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

A nomeação de Angélica Laureano passou pelos processos internos de governança corporativa da Petrobras, com as análises de conformidade e integridade exigidas para a sucessão da empresa. O mandato terá validade até 13 de abril de 2027, período idêntico ao dos demais membros da Diretoria Executiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Transição energética

A diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras foi estabelecida em abril de 2023, visando concentrar e otimizar as ações da empresa em relação à transição energética. A área engloba os processos de gás e energia, mudanças climáticas, descarbonização e energias renováveis, além de atuar em sinergia com outras áreas da companhia na pesquisa e desenvolvimento de projetos relacionados à transição.

A diretora Angélica Laureano afirmou, em comunicado, que a empresa continuará investindo intensamente em projetos de descarbonização, na produção de combustíveis mais sustentáveis e na diversificação de fontes de energia renováveis. Destacou o compromisso de zerar as emissões operacionais, o “net zero”, até 2050.

Angélica já atuou na Petrobras nas áreas de Materiais, Abastecimento, Gás e Energia, e exerceu a presidência da Gaspetro, subsidiária da Petrobras em parceria com a Mitsui Gás S.A., responsável pela gestão de participação em 19 distribuidoras de gás natural em diversos estados.

Após a saída da Petrobras, trabalhou como consultora em vários projetos no setor de gás natural. Atualmente, ocupa a presidência da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A.

Com informações da Agência Brasil

Fonte por: Poder 360

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.