A Petrobras lança o Diesel-R, um combustível sustentável que reduz emissões em até 87%. Com investimentos em biorrefinarias, a meta é 20% de insumos renováveis
A Petrobras apresenta o Diesel-R, um combustível que se assemelha tanto ao diesel fóssil que sua distinção é difícil, até mesmo em testes laboratoriais. Essa nova mistura combina o tradicional diesel com óleos vegetais, visando aumentar a sustentabilidade na matriz energética.
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Atualmente, a estatal alcança uma concentração de 10% de insumos renováveis, mas planeja dobrar esse percentual nos próximos anos. Em entrevista ao CNN Money, Magda Chambriard, CEO da Petrobras, ressaltou os benefícios do Diesel-R na redução de emissões de gases poluentes, afirmando que a adição de óleo vegetal pode reduzir as emissões em até 87% no Brasil.
Para atingir a meta de 20% de conteúdo renovável, a Petrobras está se preparando para novos investimentos. “O projeto já está em andamento, com a primeira biorrefinaria 100% brasileira no Rio Grande do Sul”, afirmou a CEO. O óleo de soja utilizado é o mesmo empregado na culinária, que é misturado ao diesel mineral na refinaria.
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Esse processo transforma a mistura em hidrogênio, eliminando poluentes. O resultado é um combustível equivalente ao S-10, que pode ser utilizado em veículos sem necessidade de adaptações. A Volvo, por exemplo, já utiliza o Diesel-R em sua planta de Curitiba, abastecendo caminhões e realizando testes com o novo combustível.
O Diesel-R é uma evolução do Diesel-R10, que foi lançado durante a COP30 e utilizado para abastecer ônibus na cúpula do clima em Belém. Atualmente, a linha Diesel-R é comercializada para grandes consumidores que buscam reduzir suas emissões de carbono, com vendas sob demanda.
A Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), localizada em Cubatão (SP), possui capacidade para até 60 milhões de litros do Diesel-R, mas a produção depende da demanda dos parceiros. Aumentar a concentração de conteúdo renovável para 20% apresenta desafios técnicos e financeiros, como a necessidade de maior volume de hidrogênio e a instabilidade do processo.
Edson Bruel, gerente de empreendimentos da RPBC, explica que o processo de hidrotratamento pode resultar em dificuldades na formação de gomas prejudiciais ao motor. Além disso, a viabilidade econômica do projeto é crucial, já que o biodiesel é comercializado a preços próximos aos do diesel fóssil, o que impacta a competitividade do produto.
A estratégia da Petrobras para a próxima década se concentrará em soluções baseadas em combustíveis líquidos, com foco em uma transição energética sustentável.
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.