Petrobras informa maior achado de petróleo em 25 anos no litoral do Brasil
A empresa do Reino Unido revisou sua estratégia de investimentos, retornando o foco para a indústria de petróleo e gás.

A BP, empresa britânica, anunciou na segunda-feira, 4, que obteve sua maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos no Brasil. Trata-se da décima reserva encontrada em 2025 pela companhia, que tem intensificado o foco em combustíveis fósseis, conforme destaca o jornal britânico The Guardian.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa manifestou satisfação com essa descoberta relevante (…), a maior realizada pela BP em 25 anos, conforme declarado por Gordon Birrell, vice-presidente executivo da organização, em comunicado à imprensa.
A descoberta de reservas de petróleo e gás ocorreu em uma área de águas profundas da Bacia de Santos, localizada a 400 km da costa brasileira e a aproximadamente 2,4 km de profundidade.
Leia também:

Erros de diagnóstico por parte dos EUA geram custos elevados, afirma Marcello Estevão

Banco central e mercado financeiro diminuem a influência da alta das taxas e revisam para baixo a projeção de inflação

Taxa abusiva: Soberania nacional não se admite, afirma membro do conselho
A BP informou que os resultados da análise no local de perfuração apontaram para níveis elevados de dióxido de carbono, e que agora iniciará análises em laboratórios para caracterizar melhor o reservatório e os fluidos encontrados.
Após o anúncio, as ações do grupo subiram cerca de 1,5% nesta segunda-feira na bolsa de valores de Londres, um dia antes da apresentação dos resultados do segundo trimestre, que ocorrerá nesta terça-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Retorno à estratégia climática
Em fevereiro, o grupo alterou sua estratégia climática arrojada, voltando a priorizar o petróleo e o gás, com o anúncio de uma diminuição nos investimentos em energias renováveis, o que desagradou as organizações que defendem o meio ambiente.
Segundo o jornal The Guardian, o plano da BP de se tornar uma empresa de energia net zero enfrentou uma série de obstáculos e imprevistos desde que foi implementado no início de 2020.
A pandemia de Covid-19 provocou um dos piores resultados financeiros da empresa, com um prejuízo de 4,9 bilhões de dólares (27 bilhões de reais) após o vazamento de petróleo da Deepwater Horizon. Um ano depois, em 2022, a companhia foi obrigada a suportar um prejuízo de 25 bilhões de reais (138,5 bilhões de reais) após renunciar à sua participação na petrolífera russa Rosneft em decorrência da invasão da Ucrânia pelo Kremlin.
O analista econômico Russ Mould defende que a empresa deve usar os resultados de terça-feira para demonstrar que efetivamente revisou sua estratégia e abandonou a transição verde, uma iniciativa impopular entre uma parte dos acionistas.
Se a BP desejava notícias capazes de convencer os mercados de sua mudança de foco em hidrocarbonetos antes da publicação de seus resultados, esta descoberta é uma delas, avalia Mould.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)