Petrobras identifica volume superior ao esperado em leilão de pré-sal
O edital do leilão pode contemplar diversos cenários para a variação do preço do petróleo e incluir encargos extras para os investidores, caso o preço d…
A PPSA (Pré-Sal Petróleo SA) acredita que os ativos disponíveis em um leilão inédito de áreas do pré-sal, em 4 de dezembro, podem conter um volume maior de petróleo do que o inicialmente estimado, conforme declarado por representantes da empresa nesta segunda-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa perspectiva deve ser contemplada no edital do concurso, no qual serão disputadas áreas não contratadas de jazidas já em produção, um fator que diminui o risco para os investidores.
O documento será publicado em outubro, após ser aprovado pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo seletivo proporcionará ao mercado a participação integral da União nessas áreas, que atualmente representa 3,5% em Mero, 0,551% em Tupi e 0,950% em Atapu.
A diretora técnica da PPSA, Tabita Loureiro, afirmou que as normas visam aumentar a transparência no processo seletivo e, ainda, atrair mais investidores.
Leia também:
Governo Federal retoma obras da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco com R$ 200 milhões de investimento
Duplicação da BR-340 contará com R$ 1 bi do Novo PAC no RN entre Mossoró e Assú e Macaíba e Riachuelo
Ministério visa expandir sinal 4G em rodovias para 45 mil km em 2026
Além dos executivos da PPSA, compareceram ao evento representantes de empresas que já estão nas áreas, como Petrobras e Shell, e de outras que ainda não participam nesses ativos, como Ecopetrol, BP, Petronas, Qtar Petroleum.
Os valores mínimos a serem cobrados de cada área também serão divulgados no momento da publicação do edital.
Se a perspectiva de que essas áreas possuem mais petróleo do que o esperado for confirmada posteriormente, os licitantes podem ter sua participação na concessão aumentada por meio de pagamentos suplementares no futuro.
O edital do leilão poderá também prever diversos cenários para o preço do petróleo e estabelecer encargos extras dos investidores se o barril ultrapassar as previsões.
A PPSA deverá conduzir uma série de apresentações em rodas-gigantes para divulgar o leilão nos Estados Unidos e na Europa.
A Amazon adverte: a inteligência artificial poderá diminuir a força de trabalho no futuro.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












