Petrobras e BNDES firmam protocolo para pesquisa em minerais críticos e estratégicos

A parceria entre Petrobras e BNDES visa impulsionar a pesquisa em minerais críticos, fortalecendo a transição energética e a capacidade produtiva do Brasil

22/06/2026 19:33

3 min

Logo da Petrobras
Logo da Petrobras

A Petrobras firmou, nesta segunda-feira (22), um protocolo de intenções voltado para pesquisa, desenvolvimento e inovação em minerais críticos e estratégicos. O acordo foi estabelecido com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e inclui a troca de informações, além da realização de análises sobre as principais lacunas na capacidade produtiva e tecnológica, bem como a avaliação de projetos em andamento ou em fase de desenvolvimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A assinatura do documento ocorreu durante as comemorações dos 74 anos do BNDES, em um evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e da presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

Objetivos e Parcerias

O protocolo também abrange novas iniciativas que visam o fortalecimento das cadeias de transição energética e dos setores de petróleo e gás. De acordo com Mercadante, o acordo foi firmado junto ao Cenpes, unidade do Centro de Pesquisas da Petrobras que se dedica à pesquisa, desenvolvimento e engenharia básica da empresa.

Além disso, há planos para expandir essa colaboração com a Vale, focando no estudo de minerais críticos. “Nossa intenção é estender essa parceria com a Vale para investigar minerais críticos”, afirmou Mercadante.

Essa iniciativa busca promover a geração de valor no Brasil a partir dessas cadeias produtivas. O país se destaca globalmente na produção de diversos minerais essenciais. Atualmente, ocupa a terceira posição mundial na produção de alumina, um mineral considerado crítico; possui a quarta maior reserva de estanho; é o segundo maior detentor de grafite natural; além de estar entre os cinco maiores produtores de lítio no mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil também detém a quarta maior reserva de manganês e a terceira maior reserva de níquel.

Impacto no Setor Mineral Brasileiro

A assinatura deste protocolo representa um passo significativo para o Brasil na exploração sustentável dos recursos minerais. A colaboração entre essas grandes instituições pode acelerar inovações tecnológicas que são fundamentais para atender à crescente demanda por minerais críticos, especialmente em tempos de transição energética global.

Leia também

A importância desses minerais se reflete na produção de baterias para veículos elétricos e outros produtos tecnológicos que estão se tornando cada vez mais relevantes.

Com uma infraestrutura robusta e expertise técnica na área mineral, o Brasil está posicionado para se tornar um líder nesse setor estratégico. O governo brasileiro tem enfatizado a necessidade de diversificar sua matriz econômica e aproveitar suas riquezas naturais para impulsionar o crescimento econômico sustentável.

O fortalecimento das parcerias entre Petrobras e BNDES, assim como futuras colaborações com empresas como a Vale, sinaliza um compromisso contínuo com o avanço tecnológico e a sustentabilidade nas operações mineradoras do país.

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!