Os líderes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) reiteraram seu compromisso com a proteção da Amazônia e o enfrentamento das mudanças climáticas em uma cúpula em Bogotá na sexta-feira (22), conforme uma declaração conjunta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os presidentes do Brasil, Colômbia, Bolívia e o vice-presidente do Equador destacaram a necessidade de uma ação coordenada para evitar o desmatamento, assegurar a proteção dos povos indígenas e fomentar o desenvolvimento sustentável na região.
A cúpula, conduzida antes da Conferência Climática COP30 em Belém do Pará, Brasil, concentrou-se na execução da Declaração de Belém, que compreende 29 resoluções para enfrentar o desmatamento, a mineração ilegal e o crime transnacional.
LEIA TAMBÉM!
O presidente colombiano, Gustavo Petro, destacou a importância da solidariedade internacional, declarando que o planeta deve optar por “caos e guerra” ou “salvar vidas e prosperidade”.
A Amazônia, comumente referida como “pulmão da Terra”, sofre com o aumento do desmatamento, da mineração ilegal e da atuação do crime organizado, o que intensificou a perda de biodiversidade e as alterações climáticas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os resultados da cúpula serão divulgados na COP30, onde os países amazônicos buscam assegurar compromissos internacionais para financiar a conservação e o desenvolvimento sustentável.
Fonte por: CNN Brasil