Com as eleições de 2026 se aproximando, a polarização política no Brasil intensificou-se, com 76% da população se identificando como bolsonarista ou petista, conforme dados da pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira 8. Trinta e nove por cento dos entrevistados pelo instituto se declararam alinhados ao presidente Lula (PT), enquanto 37% afirmaram ser simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apenas 18% se declararam neutros. Já o número daqueles que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e não souberam responder à pergunta é de 6%. O levantamento ouviu 2.004 brasileiros, entre os dias 29 e 30 de julho, em 130 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O instituto empregou a metodologia de escala, que investiga a qual lado o eleitor se identifica mais, seja o petismo ou o bolsonarismo. Não é viável indicar uma posição neutra ou não declarar resposta.
LEIA TAMBÉM!
As escalas 1 e 2 indicam posições ligadas ao ex-presidente, enquanto 4 e 5 correspondem a eleitores próximos a Lula. O grupo que apontou a escala 3 é considerado neutro. Também existem aqueles que não se identificaram com nenhuma das três opções e aqueles que não souberam responder.
A última pesquisa do Datafolha, divulgada em junho, indicava que petistas e bolsonaristas representavam 35% das intenções de voto cada, com 20% de neutros. Foi a primeira vez que os grupos de bolsonaristas e de petistas apresentaram igualdades de apoio. Normalmente, conforme a série histórica da pesquisa, o volume de apoiadores de Lula é superior ao de quem se alinha a Bolsonaro, uma diferença que já alcançou 10% em março de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Carta Capital