Killing Satoshi: Novo Filme de Doug Liman Adota Uso Massivo de IA na Produção
A produção do filme “Killing Satoshi”, dirigido por Doug Liman (“No Limite do Amanhã”), está prestes a começar no Reino Unido. No entanto, o elenco recebeu um aviso incomum antes das filmagens iniciarem. A equipe de produção reservou o direito de utilizar inteligência artificial generativa para modificar suas performances, incluindo ajustes em movimentos faciais, corporais e até mesmo na entonação da voz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento oficial detalha que os produtores podem “alterar, adicionar, retirar, traduzir, reformatar ou reprocessar” as atuações dos atores utilizando tecnologias de aprendizado de máquina. Uma cláusula importante garante que a IA não será utilizada para criar representações digitais reconhecíveis dos atores, sem o consentimento prévio e por escrito.
Essa medida visa garantir que a identidade e a performance dos atores sejam preservadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o produtor Ryan Kavanaugh, que comentou a situação com a revista Variety, a equipe adotou uma postura cautelosa para proteger os atores. “Fomos muito cuidadosos, sensíveis e excessivamente protetores com nossos atores para garantir que usamos apenas a captura de performance por IA, o que significa que não teremos nenhum ator gerado por IA que não exista”, afirmou.
Kavanaugh enfatizou que a IA é uma ferramenta para otimizar o processo de filmagem, sem comprometer os empregos da equipe e a indústria cinematográfica.
LEIA TAMBÉM!
Uma fonte interna da produção revelou que os atores não serão forçados a dizer algo que não tenham dito originalmente. No entanto, a IA será utilizada para aprimorar a sincronia entre a fala e os movimentos dos atores, evitando a necessidade de múltiplas tomadas.
A equipe utilizará um “palco de captura de performance sem marcadores, que utiliza novas tecnologias de IA para a criação de cenários”, conforme a fonte informou.
O filme “Killing Satoshi” conta com Pete Davidson e Casey Affleck no elenco. Até o momento, não há uma data definida para o lançamento do longa-metragem.
