Pesquisas apontam que candidatos de direita estão em vantagem nas eleições presidenciais na Bolívia

A eleição ocorrerá no dia 17 de agosto, um domingo.

11/08/2025 8:38

2 min de leitura

Pesquisas apontam que candidatos de direita estão em vantagem nas eleições presidenciais na Bolívia
(Imagem de reprodução da internet).

Dois candidatos da oposição ao governo de esquerda da Bolívia, que se encontra próximo de perder o poder após quase 20 anos, lideram as pesquisas divulgadas no fim de semana, as últimas permitidas antes das eleições presidenciais de 17 de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O empresário de centro-direita Samuel Doria Medina, do Aliança Unidade, ocupa a liderança nas pesquisas da Ipsos-Ciesmori e Captura Consulting, com 21,2% e 21,6% das intenções de voto, respectivamente.

Em segundo lugar, o ex-presidente de direita Jorge Quiroga, da coalizão Livre, apresenta 20% das intenções de voto nas duas pesquisas.

Leia também:

Caso a tendência se confirmar no pleito do próximo domingo, os dois candidatos realizarão o segundo turno em 19 de outubro.

Desde 2005, o Movimento ao Socialismo (MAS), liderado por Evo Morales por três mandatos (2006-2019) e posteriormente por Luis Arce (2020-2025), obteve a vitória em todas as eleições no primeiro turno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O MAS pode não vencer uma eleição presidencial, considerando que a Bolívia enfrenta uma crise econômica séria, causada pela falta de dólares, que é a principal preocupação dos bolivianos nos últimos meses.

O governo de Arce consumiu quase integralmente as reservas internacionais em moeda estrangeira para sustentar uma política de subsídios. O país importa combustíveis com o objetivo de vendê-los a preços mais baixos no mercado interno.

A inflação em 12 meses atingiu 24,8% em julho, o índice mais alto desde 2008.

A situação impactou o MAS nas pesquisas. O candidato do partido, o ex-ministro Eduardo del Castillo, ocupa a sétima posição entre nove candidatos.

A principal aposta da esquerda é o presidente do Senado, Andrônico Rodríguez, um sindicalista que deixou o governo. Contudo, ele ocupa a quarta posição (7,2%) na pesquisa da Captura Consulting e o quinto lugar (5,5%) na Ipsos-Ciesmori.

A decisão judicial que limitou a reeleição presidencial a um único mandato excluiu o ex-presidente Evo Morales da disputa pelo quarto mandato.

Morales lança campanha em favor do voto nulo, que, de acordo com a Ipsos-Ciesmori, registra 14,6% da intenção de voto. Desde outubro do ano passado, ele se encontra na região cocalera de Chapare, no centro da Bolívia, em decorrência de uma ordem de prisão relacionada a um caso de tráfico de menores que ele contesta.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)