Pesquisadores identificam ocorrência inédita no Golfo do Panamá

Registros indicaram a ausência de um evento que não se manifesta há pelo menos 40 anos na área.

05/09/2025 15:31

1 min de leitura

Pesquisadores identificam ocorrência inédita no Golfo do Panamá
(Imagem de reprodução da internet).

Pesquisadores identificaram um evento sem precedentes no Golfo do Panamá, que questionou as estatísticas das últimas 40 anos sobre o comportamento dos oceanos naquela área.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ocorrência sazonal, que geralmente ocorre entre janeiro e abril, não foi observada em 2025, alertando os pesquisadores do Smithsonian Tropical Research Institute (STRI) sobre as mudanças no clima do Golfo.

Em um estudo publicado no início de setembro, os pesquisadores detalharam os dados obtidos nesse período e demonstraram que as quedas típicas de temperatura e os picos de produtividade durante essa época do ano foram atenuados neste ano.

Leia também:

O sistema de ressurgência sazonal no Golfo do Panamá possibilita a ascensão de águas frias e nutritivas das profundezas oceânicas à superfície, sendo de grande relevância para a pesca e auxiliando na proteção dos recifes de corais contra o estresse térmico.

Devido ao fenômeno que mantém as praias do Pacífico do Panamá frescas mesmo no verão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As análises possibilitaram que os cientistas do STRI detectassem que a razão da não ocorrência da ressurgência não foi este ano foi a redução considerável nos padrões de vento no país. No artigo, eles explicam como as alterações climáticas podem influenciar os processos oceânicos.

A ausência desse fenômeno pode ter diminuído a produtividade pesqueira e intensificado o estresse térmico nos corais, que se beneficiam do resfriamento da ressurgência.

A crise climática impacta as baleias-jubarte e o equilíbrio dos oceanos.

Fonte por: CNN Brasil

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.