O tratamento com RNA mensageiro eliminou tumores em testes com camundongos. Leia no Poder360.
Pesquisadores da Universidade da Flórida criaram um tratamento com RNA mensageiro que removeu tumores em ratos de laboratório. O estudo, que procura por uma vacina universal contra diversos tipos de câncer, foi publicado na sexta-feira (18.jul.2025) na revista Nature Biomedical Engineering.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A associação da vacina experimental com medicamentos anticâncer – conhecidos como inibidores de checkpoint imunológico – produziu uma resposta antitumoral significativa nos testes conduzidos. Os roedores com câncer de cérebro, pele e ossos demonstraram eliminação total dos tumores ao receberem unicamente a vacina.
O estudo se destaca pela nova estratégia empregada pelos cientistas. Em vez de focar em proteínas específicas dos tumores, a equipe impulsionou o sistema imunológico, permitindo que o organismo reagisse como se estivesse combatendo um vírus. Para tanto, os pesquisadores estimularam a expressão da proteína PD-L1 nos tumores, tornando-os mais suscetíveis ao tratamento.
Em camundongos, as respostas imunes de tumores sensíveis aos inibidores de ponto de controle foram transferíveis para tumores resistentes e produziram imunidade aprimorada com disseminação antigênica, protegendo os animais da reintrodução do tumor.
O RNA mensageiro, tecnologia empregada em estudos, encontra-se em cada célula, incluindo as tumorais, e atua como molde para a síntese de proteínas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.