Mais da metade dos brasileiros não teme perder benefícios sociais com a possível não reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2026, revela pesquisa.
Mais da metade da população brasileira não teme a perda de benefícios sociais caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não seja reeleito nas eleições presidenciais de 2026. Essa informação é resultado de uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta sexta-feira (19).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme o levantamento, 73% dos entrevistados afirmaram não ter receio de perder os benefícios sociais. Em contrapartida, 25% expressaram preocupação com essa possibilidade, enquanto 2% não souberam responder.
Entre os participantes da pesquisa, 62% relataram não utilizar nem ter familiares que recebam programas sociais do governo. Por outro lado, 37% indicaram que utilizam algum benefício ou têm parentes que o fazem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentre aqueles que recebem benefícios, 54% se identificam como pró-Lula, enquanto 44% se consideram de esquerda, mas não lulistas. Além disso, 37% se posicionam como independentes, sem se alinhar nem à direita nem à esquerda.
No espectro da direita, 21% dos bolsonaristas afirmaram utilizar benefícios sociais. Já 28% dos entrevistados que se identificam como de direita, mas não bolsonaristas, também relataram o uso de tais benefícios.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 11 e 14 de dezembro, apresentando uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.