Uma pesquisa da Genial/Quaest revela que 58% dos brasileiros veem o PL da Dosimetria como uma manobra para beneficiar Jair Bolsonaro. Votação na Câmara acontece hoje
Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (17) revela que 58% dos brasileiros acreditam que o projeto de lei da Dosimetria foi aprovado na Câmara dos Deputados com a intenção de diminuir a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em contrapartida, 30% consideram que a aprovação beneficiou a população em geral. Outros 12% não souberam ou não responderam.
Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar uma organização criminosa que planejou um golpe de Estado durante as eleições de 2022. O processo foi finalizado em 25 de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto da dosimetria, que pode favorecer o ex-presidente, propõe a redução do tempo de cumprimento de pena para diversos crimes, podendo afetar outros envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A proposta está agendada para votação no plenário da Câmara ainda hoje.
A pesquisa foi baseada em 2.004 entrevistas realizadas em 120 municípios brasileiros entre os dias 11 e 14 de dezembro, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.
Os dados mostram que 47% dos brasileiros são contrários à redução de penas proposta pelo projeto de lei. Em contrapartida, 24% se mostraram favoráveis, enquanto 19% apoiam reduções ainda mais significativas. Do total, 10% não souberam ou não responderam.
Senadores têm se manifestado contra o PL da Dosimetria e estão se mobilizando para adiar a proposta.
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.