Pesquisa revela que 48% dos brasileiros querem investir em clubes de futebol na bolsa de valores
Uma pesquisa revela que 48% dos brasileiros estão prontos para investir em clubes de futebol na bolsa de valores, segundo estudo da CBF Academy e AtlasIntel
Pesquisa revela interesse dos brasileiros em investir em clubes de futebol
Uma pesquisa recente indica que 48% dos brasileiros estariam abertos a investir em clubes de futebol, caso suas ações fossem disponibilizadas na bolsa de valores. O estudo, encomendado pela CBF Academy em parceria com a AtlasIntel, será apresentado nesta quarta-feira (26) durante o evento CBF Summit.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa foi realizada entre 1 e 14 de março de 2024, com 4.445 entrevistados. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com um nível de confiança de 95%. O relatório sugere que a inclusão dos clubes na bolsa de valores de São Paulo poderia “redesenhar o modelo de financiamento no futebol”.
Aproximadamente 23,5% dos torcedores mostraram interesse em investir, o que representa cerca de 48 milhões de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Marcelo Rotenberg, Diretor de Políticas Públicas na AtlasIntel, comentou que essa mudança poderia ser um novo atrativo para os clubes, ampliando o número de investidores e transferindo parte dos gastos com apostas para investimentos diretos nos clubes.
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 5 milhões de investidores pessoas físicas.
Leia também:
Mirassol brilha e vence Ceará por 3 a 0 no Campeonato Brasileiro, se aproximando da Libertadores!
Pesquisa da AtlasIntel revela que apenas 36,4% dos torcedores apoiam SAFs no Brasil
Criciúma empata com Cuiabá e termina Série B em quinto lugar sob comando de Eduardo Baptista
Clubes com maior potencial de investimento
Entre os torcedores dispostos a investir, aproximadamente 3,8 milhões (8,2%) estariam prontos para aplicar mais de R$ 5.000. Um gráfico da AtlasIntel mostra que seis clubes se destacam no interesse financeiro. O Flamengo lidera, com 43,3% dos entrevistados dispostos a comprar suas ações, seguido pelo Palmeiras (37%) e Bragantino (35,7%).
Na sequência, aparecem São Paulo (32,8%), Fluminense (32,7%) e Botafogo (30,5%). O comunicado da CBF Academy destaca que a intenção de investimento está ligada não apenas ao tamanho da torcida, mas também à percepção de gestão, estabilidade esportiva e imagem institucional dos clubes.
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












