Pesquisa revela opinião dos brasileiros sobre a liberação do aborto
Uma pesquisa realizada pelo PoderData, divulgada neste domingo (1º), mostra que aproximadamente 68% dos brasileiros são contrários à liberação do aborto. Em contrapartida, 22% dos entrevistados se manifestaram a favor da legalização do procedimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outros 10% não souberam opinar sobre o assunto.
O levantamento ouviu 2.500 pessoas por meio de ligações para celulares e telefones fixos, entre os dias 24 e 26 de janeiro, em 111 municípios das 27 Unidades Federativas do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Histórico da opinião pública sobre o aborto
O percentual de brasileiros que se opõem à liberação do aborto é o mais elevado desde o início da série histórica da pesquisa, em janeiro de 2021, quando 58% se mostravam contrários. Na mesma época, 31% apoiavam a legalização, taxa que caiu sete pontos percentuais em janeiro de 2022 e tem oscilado desde então, dentro da margem de erro.
Legislação atual sobre o aborto no Brasil
Atualmente, a legislação brasileira permite o aborto em algumas situações específicas: quando não há outra alternativa para salvar a vida da gestante, em casos de gravidez resultante de estupro, e em casos de anencefalia fetal, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2012.
