Percepção da Economia Brasileira
De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (12), 43% dos brasileiros acreditam que a economia do país piorou nos últimos 12 meses. Esse índice se manteve praticamente inalterado em relação ao levantamento anterior, que registrou 42% de avaliações negativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto isso, 32% da população considera que a economia permaneceu estável, e 24% notaram uma melhora, um aumento em relação aos 21% da pesquisa de outubro. Apenas 1% dos entrevistados não soube ou preferiu não responder.
Variação por Faixa de Renda
A avaliação da economia varia conforme a renda familiar. Entre aqueles que recebem de 2 a 5 salários mínimos, 45% perceberam uma piora nos últimos 12 meses. Nesse grupo, 32% acharam que a situação se manteve igual e 22% notaram uma melhora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os que têm renda superior a 5 salários mínimos, 44% também consideraram que houve piora, enquanto 30% acreditam que a situação ficou igual e 24% afirmaram que melhorou. Para os que recebem até 2 salários mínimos, a percepção de piora é de 38%, com 34% dizendo que a situação se manteve e 27% notando uma melhora.
Expectativas Futuras
Em relação às expectativas para a economia nos próximos 12 meses, 42% dos brasileiros acreditam que a situação irá melhorar. Por outro lado, 35% projetam uma piora e 21% acham que a economia continuará como está.
