Pesquisa Datafolha aponta que 39% dos brasileiros consideram a família Bolsonaro responsável pelo aumento das tarifas, enquanto 15% culpam o ministro Alexandre de Moraes

Segundo o levantamento, 35% culpam Lula pela taxa de juros imposta pelo governo Donald Trump.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 16, o presidente Lula (PT) é apontado como o principal responsável pelo aumento das tarifas nos Estados Unidos por 35% dos entrevistados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro (22%) e seu filho Eduardo Bolsonaro (17%), que se encontra nos Estados Unidos, são o segundo e terceiro nomes mais mencionados como principais responsáveis pelo endurecimento das medidas punitivas contra o Brasil, totalizando 39%.

Segundo o instituto, ainda há quem atribua a responsabilidade ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. O magistrado é considerado a causa para a sobretaxa por 15% dos entrevistados, sendo que 7% não sabem responder, enquanto 3% nenhuma das figuras listadas é responsável.

LEIA TAMBÉM!

O Datafolha conduziu 2.002 entrevistas em 113 municípios, nos dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, podendo variar para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Na última quarta-feira 13, o presidente Lula lançou uma medida provisória para auxiliar os setores impactados pela tarifação no Brasil. O plano contempla uma linha de crédito de 30 bilhões de reais para empresas que sofreram perda de competitividade com a nova política comercial dos Estados Unidos. O anúncio também prevê a expansão das compras governamentais, com foco em produtos perecíveis que ficaram sem acesso ao mercado externo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os eleitores de Lula em 2022, 73% atribuem a responsabilidade pelo tarifário a Bolsonaro (38%) e Eduardo (35%), enquanto 11% afirmam que a culpa é de Lula e 5% dizem que é de Moraes.

Entre bolsonaristas, 58% consideram Lula o responsável pelas recentes tarifas, 25% acreditam que as decisões de Moraes provocaram a retaliação americana. Apenas 5% atribuem a culpa a Eduardo e outros 4% ao ex-presidente.

A pesquisa indica que 40% dos entrevistados acreditam que, após a decisão que determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro, o governo Trump adotará novas medidas que podem agravar ainda mais a economia brasileira. Já 28% responderam que Trump não se importará com Bolsonaro e buscará negociar termos que afetem menos o cenário nacional. Outros 20% disseram que o republicano somente manterá as tarifas já aplicadas e 12% não souberam responder.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile