Pesquisa da emissora “CBS” aponta que 51% das pessoas se mostram descontentes com as ações em questão; em junho, a porcentagem era de 46%.
Uma pesquisa da emissora CBS News e da empresa YouGov revela que o apoio ao programa de imigração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), tem diminuído nos últimos meses. A maioria acredita que o governo não está priorizando criminosos nas deportações e está deportando um número maior de pessoas do que o esperado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A perda de apoio ocorreu desde o último levantamento, realizado em junho. Em julho, 54% dos entrevistados manifestaram aprovação para o programa de deportação de imigrantes em situação irregular, enquanto 46% expressaram desaprovação. Em agosto, 49% dos entrevistados concordaram com a aprovação e 51% declararam desaprovar.
A grande maioria (91%) dos republicanos manifestou apoio à deportação de imigrantes em situação irregular. A aprovação reduz-se para 14% entre os democratas.
A pesquisa ocorreu entre 16 e 18 de julho de 2025. Foram entrevistadas 2.343 pessoas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, podendo variar. A íntegra está disponível em inglês (PDF – 274 kB).
A alteração na visão de muitos norte-americanos se deve ao fato de que muitos acreditam que o governo não está dando prioridade à deportação de criminosos perigosos. Mais de metade (56%) afirmou que a administração Trump está dando prioridade à deportação de pessoas que não são criminosos perigosos. Em junho, essa era a opinião de 47% dos entrevistados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cinquenta e oito por cento dos entrevistados manifestaram oposição à maneira como o governo está utilizando as instalações de detenção para imigrantes.
Aproximadamente 60% das pessoas se manifestou contra as ações recentes de Trump, que incluem a imposição de tarifas a vários países, incluindo o Brasil. Para 61% dos entrevistados, o governo está dando prioridade excessiva à taxação.
Em contrapartida, 70% afirmaram que Trump não está devidamente concentrado na redução dos preços de produtos no mercado americano.
A insatisfação com a condução de Trump em relação à inflação nos Estados Unidos aumentou. Em junho, 61% desaprovavam as ações do presidente norte-americano e 39% as aprovavam. Em julho, os percentuais foram de 64% e 36%, respectivamente.
Setenta e oito por cento dos entrevistados acreditam que o Federal Reserve deveria conduzir suas decisões de forma independente do então presidente Donald Trump.
Em relação ao pacote fiscal de Trump, aprovado pelo Congresso, 60% das pessoas relataram que a população de baixa renda seria a mais afetada.
Já 50% acreditam que a classe média será a mais afetada pelas mudanças. Apenas 7% apontam os mais ricos como os mais prejudicados.
A aprovação de Trump tem apresentado uma queda contínua desde fevereiro, quando a CBS iniciou as pesquisas de opinião sobre o segundo mandato do republicano. Em fevereiro, 53% dos entrevistados apoiavam o governo Trump. Esse número diminuiu para 47% em abril, 45% em junho e atualmente se encontra em 42%.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.