Estado de Emergência no Peru
O presidente do Peru, José Jerí (Somos Peru, centro-direita), anunciou na terça-feira (21.out.2025) a declaração de estado de emergência na região metropolitana de Lima e Callao. Ele também destacou que o governo adotará uma abordagem mais agressiva no combate à criminalidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A criminalidade aumentou de forma alarmante nos últimos anos, causando grande sofrimento a milhares de famílias e comprometendo o desenvolvimento do país. Mas isso chega ao fim. Hoje iniciamos uma nova fase na luta contra a insegurança no Peru”, afirmou durante seu discurso à nação, conforme nota oficial.
Detalhes do Estado de Emergência
José Jerí informou que o estado de emergência começará a valer na quarta-feira (22.out) e terá duração de 30 dias. No entanto, não forneceu informações adicionais sobre a medida aprovada pelo Conselho de Ministros.
LEIA TAMBÉM!
“Esta é uma batalha que nos permitirá restaurar a paz, a tranquilidade e a confiança de milhões de peruanos. Guerras se vencem com ações, não com palavras”, declarou.
Contexto Político
José Jerí assumiu a presidência do Peru em 10 de outubro, após o afastamento de Dina Boluarte (sem partido). Ele se comprometeu a governar até julho de 2026, três meses após as eleições presidenciais programadas para abril.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, Jerí ressaltou que o Peru enfrenta uma crise política contínua, com governos que não completam seus mandatos, instituições debilitadas e cidadãos exaustos. Nos últimos 25 anos, o país teve 11 presidentes.