Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Personagens gerados por inteligência artificial estão se tornando comuns em anúncios, porém, o sucesso ainda depende de uma estratégia bem definida

Personagens gerados por inteligência artificial estão se tornando comuns em anúncios, porém, o sucesso ainda depende de uma estratégia bem definida

Campanhas utilizando influenciadores digitais criados por inteligência artificial se expandem no Brasil, porém, o impacto requer criatividade, o momento…

Por: Lara Campos

17/07/2025 15:27

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Nos últimos meses, empresas como Burger King, Magalu, Puma e Latam lançaram campanhas com personagens digitais gerados por inteligência artificial. A utilização dessa tecnologia tem se tornado uma tendência no setor publicitário, com a expectativa de produção mais ágil, maior escala e novas opções visuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, especialistas advertem que o sucesso com influenciadores digitais criados por inteligência artificial demanda mais do que o simples emprego da ferramenta. Segundo Rodrigo Terra, sócio da Monking e responsável pelo primeiro estúdio audiovisual de IA generativa do país, o principal fator diferenciador reside na maneira como as marcas aplicam esse recurso em uma estratégia de comunicação bem estruturada.

Terra afirma que o que diferencia um personagem é a habilidade de narrar uma história significativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ferramentas aceleram a produção, mas não asseguram o engajamento.

O desenvolvimento de plataformas como Sora (OpenAI), Veo 3 (Google DeepMind) e Midjourney tem expandido o acesso à criação de vídeos e imagens gerados a partir de texto. Esse movimento está transformando o andamento da produção publicitária, com ações que demandam menos tempo e estrutura do que os modelos anteriores.

A campanha mais recente do Burger King, com a personagem IAra, ilustra essa nova tendência. Criada por meio de inteligência artificial, a personagem interage com o público e promove os produtos da marca.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

INSS Prorroga Prazo para Beneficiários Contestarem Descontos Indevidos em 2026

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Beryl Gardinant em Ação: Nova Temporada de Anime Lança-se em Julho de 2026!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Salário Mínimo 2026: Aumento de R$1.621 e Milhões em Abono Salarial!

Contudo, o impacto dessas produções não é assegurado. A Terra aponta que o setor publicitário está em fase de avaliação. “É cedo para afirmar se surgirá uma nova geração de influenciadores digitais bem-sucedidos. O que importa é a relevância e o ajuste com o objetivo da marca”.

O alcance depende da distribuição e do posicionamento.

Rodrigo Terra afirma que empresas que buscam viralizar com personagens digitais devem ir além da estética. “Desenvolver um personagem não é suficiente. É preciso considerar o momento certo, criatividade e investimento em divulgação. Nem todas as marcas alcançarão o mesmo impacto da Marisa Maiô.”

O sucesso, na sua visão, reside na combinação de tecnologia, história e estratégia de mídia. “Se a distribuição for restrita, o personagem não atinge grande alcance. Se a narrativa estiver desalinhada com a marca, o envolvimento do público não ocorre.”

A cadeia de produção envolve uma transformação.

A inteligência artificial também está transformando a estrutura da cadeia publicitária. Empresas procuram parceiros com experiência em IA generativa e audiovisual, frequentemente além das produtoras tradicionais.

A Terra afirma que existe uma reestruturação do ecossistema. As empresas buscam agilidade e inovação, mas também demandam qualidade técnica e segurança jurídica. Gerar uma imagem é simples, contudo, veicular essa imagem na televisão ou no cinema, com as devidas autorizações e garantias, representa um desafio adicional.

A ausência de regulamentação suscita dúvidas.

A utilização da inteligência artificial no marketing ainda carece de regulamentação específica em relação a questões como direitos autorais, originalidade e licenciamento para fins comerciais de imagens produzidas por algoritmos, o que suscita incertezas no mercado, sobretudo em áreas com requisitos legais distintos.

A inteligência artificial pode expandir o processo criativo, porém não substitui a criação humana. É fundamental utilizá-la com um objetivo definido. A velocidade da produção será tão importante quanto o conteúdo em si, conclui Terra.

Fonte por: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
IA generativainfluenciadores digitaisinteligência artificialmarketing digitalpersonagens digitais
Foto do Lara Campos

Autor(a):

Lara Campos

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Imagem do post

Internacional

Gustavo Petro Rejeita Autoridade de Maduro sobre Forças Armadas da Colômbia em Tensão Regional

18/12/2025 22:53 | 2 min de leitura

● Vôlei Renata avança às semifinais do Mundial de Clubes; Praia Clube é eliminado!

18/12/2025 22:55 | 1 min de leitura

● Ferrari interrompe desenvolvimento do carro de 2025, afirma Leclerc: "Decisão óbvia"

18/12/2025 23:17 | 1 min de leitura

● Carolina Chamberlain celebra o nascimento de sua primeira filha, Estella, em momento emocionante!

18/12/2025 23:29 | 1 min de leitura

● EUA Realizam Ataques Aéreos no Pacífico Oriental e Eliminam Narcoterroristas

18/12/2025 23:47 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!