A Perplexity AI fez na terça-feira (12) uma oferta não solicitada de US$ 34,5 bilhões em dinheiro pelo navegador Chrome, da Alphabet, um valor muito acima de sua própria avaliação. A startup busca os bilhões de usuários do navegador, essenciais na corrida por buscas com uso de IA.
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A Perplexity não é estranha a propostas atrativas. A empresa fez uma oferta similar pela divisão do TikTok nos EUA em janeiro, propondo uma fusão com o aplicativo de vídeos curtos para atender às preocupações do governo americano sobre a propriedade chinesa da plataforma.
A OpenAI, o Yahoo e a Apollo Global Management também demonstraram interesse no Chrome, devido à pressão regulatória que ameaça o domínio do Google no setor.
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O Google não forneceu comentários à Reuters prontamente.
A empresa não ofereceu o Chrome à venda e pretende recorrer de uma decisão de um tribunal dos EUA no ano passado, que entendeu que ela exercia um monopólio ilegal sobre buscas na internet. O Departamento de Justiça solicitou a alienação do Chrome como parte da resolução do caso.
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A Perplexity não divulgou os planos de financiamento da oferta. A empresa, com três anos de existência, arrecadou aproximadamente US$ 1 bilhão em investimentos até o momento, incluindo Nvidia e SoftBank. Seu valor foi avaliado pela última vez em US$ 14 bilhões.
A Perplexity indicou que diversos fundos se ofereceram para financiar o negócio integralmente, contudo a empresa não especificou quais seriam eles. As ações da Alphabet aumentaram 1,6% nas negociações à tarde.
À medida que uma nova geração de usuários recorre a chatbots, como ChatGPT e Perplexity, para obter respostas, os navegadores estão recuperando a proeminência como fontes de tráfego proveniente de buscas e dados valiosos de usuários, tornando-os centrais para as ambições de IA das grandes empresas de tecnologia.
A Perplexity já oferece um navegador de IA, o Comet, capaz de realizar certas atividades em nome do usuário.
A aquisição do Chrome possibilitaria o acesso aos mais de três bilhões de usuários do navegador, o que lhe proporcionaria o peso necessário para competir de forma mais eficaz com concorrentes maiores, como a OpenAI. A empresa controladora do ChatGPT também está desenvolvendo seu próprio navegador de IA.
A Perplexity oferece garantir que o Chromium, base do código-fonte do navegador, permaneça aberto, investirá US$ 3 bilhões em dois anos e não modificará o mecanismo de busca padrão do Chrome, conforme um acordo de compromisso revelado pela Reuters.
A empresa afirmou que a oferta, sem participação acionária, manteria a liberdade de escolha do usuário e reduziria as preocupações com a concorrência no futuro.
A avaliação de especialistas indica que é improvável a venda do Chrome pelo Google, e a empresa provavelmente se envolveria em uma disputa legal prolongada, considerando que o navegador é fundamental para os projetos de inteligência artificial da empresa.
Utilizam resumos de pesquisa produzidos por inteligência artificial, denominados Overview, para fortalecer sua participação no mercado de buscas.
O juiz federal Amit Mehta deve decidir sobre o caso antitruste ainda este mês.
Herbert Hovenkamp, professor da Carey Law School da Universidade da Pensilvânia, afirmou: “O juiz Mehta é bastante ortodoxo. É bem possível que ele adie a exigência de uma venda até que o processo de apelação seja resolvido, o que pode levar bastante tempo”.
A instrução seria encaminhada ao Circuito de Defesa, que é cauteloso em relação a alienações forçadas, e pode até chegar à Suprema Corte após isso. Assim, o processo poderia se estender por vários anos.
A oferta da Perplexity também está abaixo do valor de pelo menos US$ 50 bilhões pelo qual o Chrome poderia ser vendido, conforme declarado pelo CEO do mecanismo de busca concorrente DuckDuckGo, Gabriel Weinberg, caso o Google seja obrigado a vendê-lo.
Amazon adverte: IA diminuirá a força de trabalho no futuro.
Fonte por: CNN Brasil