Penny Oleksiak Recebe Suspensão de Dois Anos por Violação de Código Antidoping
A nadadora canadense Penny Oleksiak foi suspensa por dois anos nesta terça-feira (25) devido a violações do código antidoping, conforme informou a Agência Internacional de Testes (ITA). A atleta cometeu três falhas de localização em um período de 12 meses, resultando em um período de inelegibilidade que se estende até 14 de julho de 2027.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ITA também anunciou que todos os resultados competitivos de Oleksiak a partir de 16 de junho deste ano estão desclassificados, o que inclui a perda de medalhas, pontos e prêmios. A Swimming Canada, em comunicado, expressou respeito pela decisão da ITA e reafirmou seu apoio à aplicação das regras antidoping, conforme estabelecido pelo Programa Canadense Antidoping e pela World Aquatics.
“Embora aceitemos a explicação de Penny de que esses foram erros inadvertidos e que ela não usou substâncias proibidas, os regulamentos antidoping existem para garantir igualdade de condições para todos os atletas. Sentiremos falta de Penny na equipe nacional e esperamos vê-la de volta à piscina quando estiver elegível”, declarou Suzanne Paulins, CEO da federação canadense.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contexto da Suspensão
A agência que representa Penny Oleksiak não respondeu imediatamente a questionamentos da Reuters sobre o caso. O protocolo de localização exige que os atletas informem às autoridades antidoping onde estarão por pelo menos uma hora diariamente para testes surpresa fora de competição.
As sanções por falhas de localização podem variar de um a dois anos.
LEIA TAMBÉM!
No mês de julho, a nadadora de 25 anos decidiu se retirar do Mundial de Esportes Aquáticos, que ocorreria no final daquele mês, em decorrência de uma investigação sobre uma suposta violação do código antidoping relacionada à regra de localização.
Na ocasião, ela destacou que a questão não envolvia substâncias proibidas, mas sim a atualização correta de suas informações.
A Swimming Canada também manifestou apoio à decisão de Oleksiak, afirmando acreditar que ela é uma atleta limpa que cometeu um “erro administrativo”. Além de conquistar a medalha de ouro nos 100m livre nos Jogos do Rio-2016 aos 16 anos, Penny Oleksiak possui outras seis medalhas e nove pódios em Campeonatos Mundiais.
