Peixe realiza tomografia em SP; assista ao vídeo do procedimento
A carpa foi anestesiada, com inserção de um tubo com água para ventilação e todos os cuidados indispensáveis.

Um peixe com problemas para nadar foi submetido a uma tomografia para determinar a causa do seu mau desempenho. O atendimento ocorreu em um centro veterinário de São Paulo, com o acompanhamento do veterinário de pets não convencionais Luiz Guaraná.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O especialista registrou um vídeo demonstrando o procedimento para a realização do exame na carpa.
O veterinário comemorou a conclusão do exame no peixe. “Na medicina de peixes, ainda enfrentamos desafios: desde o acesso a equipamentos e profissionais especializados, até a própria conscientização de que esses animais também merecem investigação diagnóstica de alto nível”, declarou Luiz Guaraná.
Leia também:

Ciclista atira em homem no rosto ao caminhar com o cachorro

Sargento relatou à esposa sobre atos de violência em 2023, que resultaram em sua morte

Juiz determina que advogados e executores do patrimônio de um casal de idosos sejam responsabilizados criminalmente
Como foi realizada a tomografia na carpa
A carpa foi encontrada na residência do cliente. Há suspeita de que o peixe apresente uma massa tumoral interna que desloca sua bexiga natatória, levando à dificuldade de natação.
O animal recebeu uma medicação pré-anestésica. O fármaco anestésico é administrado na região branquial, visando induzir e manter a anestesia durante o procedimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma mangueira com fluxo de água foi inserida nas narinas do animal para sustentar sua vida durante a anestesia.
A avaliação levou aproximadamente 5 minutos. Durante a avaliação, o peixe manteve movimentos operculares, branquiais e continuou respirando com auxílio da mangueira com água.
A realização desta tomografia representa mais um passo importante para a medicina de peixes.
Após a realização do exame, a carpa foi colocada em uma caixa de recuperação. “É importante durante esse período garantir bastante oxigenação para que o animal consiga se recuperar completamente do procedimento anestésico, visto que isso pode acabar impactando em sua vida”, explicou o veterinário Luiz Guaraná.
A carpa foi devolvida ao lago em que vive e passa bem. “Cada exame desse tipo não é apenas uma imagem, mas sim um ato de valorização da vida de um indivíduo, um esforço para compreender a fundo o que está acontecendo, determinar um prognóstico e buscar o melhor caminho terapêutico possível”, afirma Luiz Guaraná.
Sob a supervisão de AR.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)