Após a Procuradoria-Geral da República solicitar a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus por organizar uma tentativa de golpe de Estado, parlamentares e ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestaram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, as alegações finais na ação penal contra o “núcleo 1” da trama golpista.
Gonet deve também ser responsabilizado por crimes, juntamente com Bolsonaro, além de Alexandre Ramagem, Augusto Heleno, Anderson Torres, Walter Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens, e Al Garnier, ex-comandante da Marinha.
LEIA TAMBÉM!
Observe as manifestações
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, divulgou, em suas redes sociais, após as declarações finais de Paulo Gonet, que “a ação penal no STF caminha para o julgamento, em uma firme demonstração de que o Brasil repudia golpes contra o regime democrático, que tanto custou construir”.
As conclusões finais da Procuradoria-Geral da República não deixam dúvidas sobre a responsabilidade integral de Jair Bolsonaro e seus envolvidos na trama golpista que levou aos ataques de 8 de janeiro de 2023. É o receio da condenação por seus crimes que explica a conspiração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gleisi Hoffmann (@gleisi) 15 de julho de 2025
Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se encontra nos Estados Unidos desde março, questionou a quem interessa a solicitação de condenação de seu pai pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência ou grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Eduardo declarou, no X, que Paulo Gonet não acataria uma denúncia contra Bolsonaro, caso ele estivesse envolvido em alguma trama.
A Procuradora-Geral da República, Cinara Gonet, solicita até 43 anos de prisão para @jairbolsonaro por:
Tentativa de golpe – Dissolução abrupta da democracia constitucional – Organização criminosa armada – Dano qualificado – Deterioração de bens tombados.
Para que serve tudo isso?
Eduardo Bolsonaro
A decisão da Procuradoria-Geral da República “não só faz jus aos autos do processo, repletos de provas, como reafirma a força das nossas instituições”.
A decisão da PGR de pedir a condenação do inelegível @jairbolsonaro por tentativa de golpe não faz jus aos autos do processo, repletos de provas, como reafirma a força das nossas instituições. O tiro de @realDonaldTrump para salvar o amigo da cadeia saiu pela culatra. É SEM…
Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) 15 de julho de 2025
O filho de Jair Bolsonaro, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), publicou nas redes sociais que Paulo Gonet ingeriu “altas doses de Diazepam” ao tomar a decisão das condenações.
A democracia foi tomada no Brasil e vamos lutar para recuperá-la! Isso está muito acima de Bolsonaro ou da direita. Refere-se à liberdade e ao futuro do nosso Brasil!, acrescentou o senador.
O procurador-geral deve ter recebido altas doses de Diazepam, que provocam confusão mental e alucinações. Em nosso vocabulário não existe a palavra medo, existe a palavra FÉ! A democracia foi sequestrada no Brasil e vamos lutar para resgatá-la! Isso está muito acima de Bolsonaro ou da direita…
Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) 15 de julho de 2025
O presidente da Câmara, deputado federal José Guimarães (PT-CE), declarou no X que “as investigações e possíveis condenações dos criminosos demonstram que nossa democracia e nossa soberania são sólidas e inegociáveis!”.
A Procuradoria-Geral da República solicita a condenação do ex-presidente. A apresentação das alegações finais à Suprema Corte marca a fase do julgamento do líder da tentativa de golpe e seus comandados, pelos crimes de liderar organização criminosa armada; tentativa de…
José Guimarães (@guimaraes13PT) 15 de julho de 2025
Enquanto isso, o líder do Partido Liberal na Câmara, deputado federal Sôstenes Cavalcante (PL-RJ), ironizou que “uma suposta trama golpista” é motivo para “condenar o melhor e mais honesto presidente da República que o Brasil conheceu”.
Esta é a democracia no Brasil, você está lendo corretamente. Denúncias de roubo de aposentados à PGR não prendem.
A alegada “tramatela” com roteiro inverível, que nenhum cineasta criaria, é motivo para criticar o MELHOR e mais HONESTO presidente da república que o Brasil conheceu.
â Sóstenes Cavalcante (@DepSostenes) 15 de julho de 2025
Fonte por: CNN Brasil