Estudantes do Ensino Médio da rede pública e EJA, inscritos no CadÚnico, recebem benefícios federais.
O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta segunda-feira (29), o pagamento da sétima parcela destinada aos participantes do programa Pé-de-Meia de 2025. O benefício é voltado para estudantes do ensino médio matriculados na rede pública regular e na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), inscritos no CadÚnico (Cadastro Nacional de Programas Sociais do governo federal).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cerca de 3,4 milhões de estudantes de escolas públicas receberão o benefício até o dia 6 de outubro. Os nascidos em janeiro e fevereiro são os primeiros a receber o valor de R$ 200 correspondente ao incentivo-frequência às aulas. Para ter direito ao benefício, é necessário ter uma frequência mínima de 80% nas aulas.
As parcelas da chamada poupança do ensino médio de 2025 são depositadas em uma conta poupança da Caixa Econômica Federal, aberta automaticamente em nome dos estudantes. Se o estudante tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para movimentação imediata do valor recebido pelo incentivo à frequência escolar. O banco público permite solicitar de forma gratuita o cartão Pé-de-Meia no aplicativo Caixa Tem, o que permite o uso dos recursos financeiros em compras e pagamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A soma do incentivo financeiro-educacional pode alcançar R$ 9,2 mil por aluno, no fim do 3º ano do ensino médio. O programa Pé-de-Meia, criado em 2024, visa promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública. Não é necessária inscrição, todos os alunos que se encaixam nos critérios do programa são automaticamente incluídos.
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.