Pé-de-Meia: agricultores nascidos em novembro e dezembro recebem a 5ª parcela

O aluno deve comprovar frequência escolar mínima de 80%.

04/08/2025 8:36

2 min de leitura

Pé-de-Meia: agricultores nascidos em novembro e dezembro recebem a 5ª parcela
(Imagem de reprodução da internet).

Os estudantes inscritos no programa Pé-de-Meia de 2025, nascidos nos meses de novembro e dezembro, receberão nesta segunda-feira, 4, o pagamento da quinta parcela do programa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O valor de 200 reais é o incentivo-frequência para as aulas, destinado aos alunos da rede pública matriculados no ensino médio regular ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para obter o benefício, é necessário comprovar frequência mínima de 80% nas aulas.

Leia também:

Pagamento em parcelas.

Os pagamentos são realizados de acordo com o mês de nascimento dos estudantes que frequentam uma das três séries do ensino médio na rede pública de ensino.

Verifique o calendário:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aproximadamente 3,3 milhões de estudantes de escolas públicas receberão o benefício.

Depósitos

A quinta parte do auxílio do ensino médio de 2025 está sendo depositada em uma conta poupança do banco público, aberta automaticamente em nome dos estudantes.

O valor pode ser transferido ou retirado de imediato, caso o interessado opte por isso. É necessário acessar o aplicativo Caixa Tem, para alunos com 18 anos ou mais.

Para menores de 18 anos, é imprescindível que o responsável legal autorize a movimentação da conta bancária. O consentimento poderá ser fornecido no próprio aplicativo ou, alternativamente, em uma agência da Caixa.

O estudante poderá verificar no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC, o status de pagamentos (rejeitado ou aprovado), as informações escolares e as normas do programa.

As informações relativas ao pagamento também podem ser obtidas nos aplicativos Caixa Tem ou Benefícios Sociais.

Pé-de-Meia

O programa do governo federal destina-se a estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública matriculados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). A iniciativa opera como uma espécie de poupança, visando incentivar a permanência na escola e a finalização dessa etapa de ensino.

O Pão de Queijo visa democratizar o acesso e diminuir a desigualdade social entre estudantes do ensino médio, além de promover maior inclusão por meio da educação, incentivando a mobilidade social.

O Ministério da Educação informa que não existe a necessidade de inscrição para inclusão. Cada estudante que atende aos critérios do programa é automaticamente cadastrado.

Descubra quais são os critérios para participação no programa de incentivos educacionais.

Fonte por: Carta Capital

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.