Partidos de extrema-direita obtêm bons resultados nas eleições municipais na Alemanha

O Partido Merz mantém sua base de votos na Renânia do Norte-Vestfália, porém observa o aumento quase triplo da votação de partidos ultradireitos, que av…

15/09/2025 9:01

2 min de leitura

Partidos de extrema-direita obtêm bons resultados nas eleições municipais na Alemanha
(Imagem de reprodução da internet).

O CDU conservador, liderado pelo chanceler federal Friedrich Merz, obteve o maior número de votos nas eleições municipais da Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha Ocidental. No domingo 14, aproximadamente 13,7 milhões de pessoas foram chamadas a votar no estado mais povoado do país.

Segundo os resultados finais, o Coligação Democrática Unificada obteve 33,3% (redução de 1 ponto percentual em relação às eleições municipais de 2020). O Partido Social-Democrata (SPD) ficou em segundo lugar, com 22,1% dos votos (diminuição de 2,2 pontos percentuais).

Para o CDU e o SPD, este foi o pior resultado eleitoral em eleições municipais desde a criação da Renânia do Norte-Vestfália, em 1946. O desempenho de ambos, contudo, foi notavelmente superior ao que apontavam pesquisas em nível nacional.

Leia também:

O Partido Verde registrou perdas consideráveis, atingindo 13,5% (uma redução de 6,5 pontos percentuais), mesmo com um bom desempenho em cidades importantes, como Colónia e Düsseldorf, onde seus candidatos disputarão o segundo turno.

Partido Alternativa para a Alemanha obtém expressivo aumento no voto.

A Alternativa para a Alemanha (AfD), que as autoridades de vigilância constitucional classifica, em parte, como de extrema-direita, obteve o maior crescimento, alcançando 14,5% (um aumento de 9,4 pontos percentuais), quase triplicando seu desempenho de 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O partido liberal FDP, que apresenta desempenho fraco após deixar a antiga coalizão de governo do ex-chanceler Olaf Scholz, obteve 3,7% (diminuição de 1,9 ponto percentual). A Esquerda consolidou sua performance positiva nas eleições, com um leve aumento, atingindo 5,6% (acréscimo de 1,8 ponto percentual).

Alemanha: AfD disputa o segundo turno

A atenção se voltou para além dos limites do estado, com a presença de candidatos da AfD no segundo turno em cidades importantes do Vale do Ruhr, um reduto tradicional dos social-democratas. Em Gelsenkirchen e Duisburg, cidades onde o SPD detém o poder, concorrerão candidatos da AfD contra os do SPD.

Em Gelsenkirchen, Norbert Emmerich (AfD) alcançou 29,8% dos votos para prefeito no primeiro turno e enfrentará Andrea Henze (37%) no segundo turno. A cidade, localizada no coração da região do Ruhr, é historicamente um reduto do SPD e enfrenta problemas como infraestrutura deficiente e elevado desemprego.

Em Hagen, outra cidade do Vale do Ruhr, a AfD também disputa o segundo turno da eleição para prefeito, confrontada por um candidato da CDU. Líderes nacionais da CDU e do SPD já declararam que darão suporte a candidatos de outros partidos em áreas de competição com a AfD, no dia 28 de setembro.

Fonte por: Carta Capital

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.