O presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), indicou nesta segunda-feira (25) que pode haver uma candidatura do partido à Presidência da República em 2026. Essa chapa seria liderada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Seremos um dos poucos partidos que restará após as eleições. Mas para isso precisamos do trabalho de todas as senhoras e senhores”, afirmou Pereira. “Vamos ampliar nossas bancadas de deputados estaduais, de deputados federais, senadores, reeleger e eleger governadores. E, quem sabe… se a conjuntura dos fatos permitir teremos um candidato à Presidência da República. Não é, Tarcísio?”
A afirmação do líder partidário ocorreu no evento de celebração do aniversário de 20 anos do Republicanos, em Brasília. Tarcísio estava presente, assim como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
LEIA TAMBÉM!
Na segunda-feira, o governador do estado de São Paulo não confrontou uma disputa pelo Palácio do Planalto, mas propôs a diminuição do número de ministérios na Esplanada e uma mensagem semelhante à do ex-presidente Juscelino Kubitschek: “40 anos em 4”.
As declarações foram proferidas em uma reunião realizada com o senador Ciro Nogueira (PP-PI).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tarcísio argumentou, durante a cerimônia, que o Congresso possui um papel fundamental e que os Três Poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário – se encontravam em desequilíbrio.
Podemos aprovar as reformas, contribuir para a pacificação nacional, nós precisamos. E o Congresso tem um papel fundamental, e não podemos permitir que ninguém tire essa prerrogativa do Congresso. Essa prerrogativa pertence ao Congresso e o Congresso pode fazer os gestos no caminho da pacificação.
Pesquisas de intenção de voto indicam que Tarcísio figura entre os primeiros candidatos em uma disputa eleitoral, mesmo sem declarar candidatura.
O governador, atualmente inelegível por determinação do TSE, apoiou ao ex-presidente, com quem colaborou no governo anterior ao ocupar o ministério da Infraestrutura.
Valdemar Costa Neto, presidente do PL, declarou, também na segunda-feira, que, se Tarcísio for candidato em 2026, será pelo PL.
Valdemar afirmou que o governador já manifestou disposição para mudar de partido para o PL, caso decida concorrer ao Planalto.
Fonte por: CNN Brasil