Parlamento vota normas para salvaguarda de menores na rede

Proposta de Lei da Adulticidade define parâmetros para segurança digital e atribui responsabilidades às plataformas; documento será encaminhado para ava…

20/08/2025 23:17

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (20) o projeto referente à proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com alterações, o texto será submetido à análise do Senado, onde foi aprovado no final do ano passado.

A proposta define normas para assegurar os direitos e a proteção de crianças e adolescentes na internet. Estabelece orientações e responsabilidades para as empresas de mídia digital. A importância do tema foi votada pelos parlamentares na terça-feira (19), o que possibilitou agilizar sua avaliação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão foi criticada pela oposição, que aponta para possíveis indícios de “censura” nas determinações estabelecidas nas redes sociais.

O relator, deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI), incluiu na ementa da proposta a expressão “ECA digital”, em referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Leia também:

A discussão sobre a “objetificação” ganhou relevância no debate público após denúncias do youtuber e influenciador Felipe Bressanim Pereira, o Felca, acerca de conteúdos nas redes sociais que expõem a sexualização de menores de idade.

O projeto, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), foi apresentado à Câmara em dezembro de 2024.

A matéria estabelece ações em prol do controle parental, proteção de dados e combate à exploração infantil.

Fonte por: CNN Brasil

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.