O Parlamento Europeu autorizou a inclusão da Venezuela na lista de países e territórios que a União Europeia (UE) considera de “alto risco de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O parlamento comunicou que acompanha a decisão de junho da Comissão Europeia referente à atualização da lista.
A Comissão Europeia declarou que as entidades da UE têm a obrigação de combater a lavagem de dinheiro, sendo necessário que intensifiquem a supervisão das transações envolvendo países e territórios considerados de risco.
LEIA TAMBÉM!
Ademais da Venezuela, os países e territórios que constam na lista são Argélia, Angola, Costa do Marfim, Quênia, Laos, Líbano, Mônaco, Namíbia e Nepal.
A CNN contatou o governo venezuelano para solicitar comentários e espera por uma resposta. Também estabeleceu contato com os demais governos envolvidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em junho, após a decisão da Comissão Europeia, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela rejeitou a medida e a chamou de “ridícula”. “Enfrentamos bloqueios, sanções, tentativas de isolamento, e aqui estamos: mais fortes, mais firmes e sem dois pesos e duas medidas”, afirmou a instituição na época.
Remoção de Países da Lista
Paralelamente, o Parlamento também aprovou a decisão da Comissão Europeia de retirar Barbados, Gibraltar, Jamaica, Panamá, Filipinas, Senegal, Uganda e Emirados Árabes Unidos da lista.
A Comissão Europeia declarou que a decisão de incluir ou excluir países ou territórios da lista se baseia em uma análise técnica completa, com base em informações coletadas pelo Gafi (Grupo de Ação Financeira Internacional) – uma organização intergovernamental que promove políticas contra a lavagem de dinheiro, o financiamento do terrorismo e o financiamento de armas de destruição em massa – bem como em diálogos bilaterais e visitas a cada local.
Ademais, a Comissária para Serviços Financeiros e União de Poupança e Investimento da Comissão Europeia, Maria Luís Albuquerque, declarou na ocasião que a identificação de locais com “alto risco” de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo é “uma ferramenta crucial para salvaguardar a integridade do sistema financeiro da UE”.
Fonte por: CNN Brasil