Parlamentares criticam proposta que será votada no Senado na quarta-feira
Deputados manifestaram nota contrária à proposta, que será avaliada pela CCJ do Senado na quarta-feira (24).
PEC da Blindagem: Bancada do PT se Posiciona Contra
A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado Federal manifestou-se, por unanimidade, contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da “Blindagem” neste domingo (21). A decisão reflete uma forte oposição à proposta, considerada um ataque aos princípios republicanos e democráticos da Constituição de 1988.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota oficial, a bancada do PT argumentou que a PEC cria privilégios injustificados para parlamentares, subvertendo a lógica do Estado Democrático de Direito. “Ela afronta, de modo direto, o caput do artigo 5º, que estabelece que todos são iguais perante a lei”, informou a bancada, enfatizando que o mandato não deve ser um “salvo-conduto para a impunidade”.
Críticas à Proposta e Argumentos do PT
Os representantes do PT argumentaram que a PEC enfraquece o Parlamento, transformando-o em um abrigo para a proteção de ilícitos e isolando-o do povo. “É transformar o mandato, que deve ser instrumento de defesa da democracia e dos direitos sociais, em escudo pessoal para a prática de crimes”, completaram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A bancada do PT ressaltou que o Parlamento brasileiro já possui prerrogativas suficientes para o exercício de suas funções. A criação de mecanismos de blindagem, segundo eles, representaria um rompimento com o dever republicano de probidade e com os valores democráticos consagrados na Constituição de 1988.
Análise na CCJ e Posicionamento do Relator
A análise da PEC da Blindagem será realizada na próxima quarta-feira (24) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, presidida por Otto Alencar (PSD-BA). O presidente da CCJ marcou a análise para o dia 24, e a proposta será o primeiro item da pauta.
Leia também:
Erika Hilton e Fernando Haddad debatem ajustes em projeto de lei sobre jornada de trabalho
Câmara dos Deputados aprova projeto sobre bens e imóveis com medidas fiscais do governo
Renan Filho anuncia mudanças na emissão da CNH e elimina obrigatoriedade das autoescolas em 2025
Segundo a CNN, Otto Alencar conversou com o relator da proposta, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que solicitou a análise imediata do texto. Vieira já declarou que recomendará a rejeição da PEC, alegando “enormes prejuízos que essa proposta pode causar aos brasileiros”.
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












