A Prefeitura de Porto Alegre (RS) detalhou que houve, no mínimo, dois incidentes de tentativa de golpe em hospitais da rede nos últimos sete dias. A Secretaria Municipal de Saúde relatou que criminosos contataram familiares do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e do Hospital de Pronto Socorro (HPS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Golpistas, disfarçados de médicos ou funcionários, solicitam transferências de valores via Pix para cobrir supostos procedimentos médicos. Os fraudadores vinculam seus contatos aos números oficiais das unidades, gerando falsa sensação de legitimidade.
O diretor-geral do HMIPV, Marcos Slompo, ressalta que os hospitais públicos municipais não recebem valores em dinheiro ou Pix para qualquer tipo de atendimento, exame ou cirurgia. Todos os serviços são totalmente gratuitos, financiados pela prefeitura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estão sendo reforçados protocolos de segurança com equipes de enfermagem, técnicos e o núcleo de regulação, visando identificar e impedir qualquer tentativa de fraude antes que os fraudadores alcancem familiares de pacientes.
LEIA TAMBÉM!
A prefeitura de Porto Alegre orienta para não realizar pagamentos a quaisquer pessoas que se identifiquem como representantes do hospital, suspeitar de contatos telefônicos ou por mensagem que solicitem dados bancários ou Pix, e sempre confirmar as solicitações diretamente com os serviços, utilizando apenas os canais oficiais.
Em caso de suspeita ou denúncia, é possível ligar para o 156 ou enviar WhatsApp para a Ouvidoria: (51) 3289-2656.
Fonte por: CNN Brasil
